O Operário ameaça não disputar o Campeonato Mato-grossense do próximo ano. O clube várzea-grandense enfrenta problemas financeiros e isso pode pesar na montagem do grupo. Conforme informações do Craques do Rádio, o time conquistou a chance de participar da primeira divisão do ano que vem, após ficar em segundo lugar no estadual da segunda divisão deste ano. Na final, perdeu para o Sorriso, também elevado à elite do futebol estadual.
Outro clube que ameaça não participar da competição é o Sorriso que também enfrenta problemas como a falta de apoio financeiro para manter o time. Isso foi um dos motivos que levaram o presidente do clube, Celso Kozak, a colocar o cargo à disposição, esta semana. Semana passada, o Sorriso foi eliminado da Copa Mato Grosso.
Conforme Só Notícias já informou, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) definiu, ontem à tarde, a data de abertura e o formato do Campeonato Estadual de 2014. Os 11 times estarão divididos em dois grupos, Norte e Sul. No primeiro estarão Sinop, Sorriso, Luverdense, Mixto, Operário e o Mato Grosso. Na outra chave estão Cacerense, Cuiabá, União, Vila Aurora e Rondonópolis Esporte Clube (REC). A rodada inicial será no dia 19 de janeiro.
Na primeira fase, os clubes jogarão entre si, dentro de seus respectivos grupos, em partidas de ida e volta. Os quatro primeiros se classificam para a fase seguinte. Esta fase será disputada no sistema eliminatório (mata-mata). O primeiro de um grupo pega o quarto colocado do outro e assim sucessivamente. Os quatro vencedores fazem as semifinais, também no mata-mata. O campeão mato-grossense do próximo ano sairá na melhor de duas finais, ida e volta.
Rebaixamento – como há um número ímpar de clubes, o grupo com seis clubes terá dois times rebaixados. Já o outro com cinco times, apenas um cairá para a segunda divisão do Estadual.