Um Gre-Nal diferente do que se costuma ver: foi o que ocorreu neste domingo, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Em uma partida aberta, cheia de alternativas e lances de perigo, Internacional e Grêmio terminaram empatados em 2 a 2. Willians e D"Alessandro fizeram os gols colorados, Jackson, contra, e Vargas, fizeram os tentos tricolores.
O Internacional começou bem o clássico e abriu o placar logo aos três minutos, em chute de fora da área de Willians. O Grêmio demorou a se encontrar em campo, mas empatou aos 40, em gol contra do zagueiro Jackson. Na etapa final, foi o Tricolor que marcou cedo, em um golaço de Vargas, mas quando a equipe de Renato dominava a partida, D"Alessandro empatou, de pênalti.
O Grêmio termina a partida na vice-liderança do Brasileiro, com 53 pontos, 11 à frente do Inter, o 9º colocado.. Ambos voltam a jogar nesta quarta, pela Copa do Brasil. O Grêmio receberá o Corinthians na Arena, enquanto o Inter visita o Atlético-PR. Pelo Brasileirão, os dois gaúchos atuarão no próximo domingo – o Tricolor visita o Coritiba, enquanto o Colorado recebe o São Paulo.
O jogo – Num dia de atípico calor de 28ºC em Caxias do Sul, Internacional e Grêmio foram a campo sem grandes surpresas. O Colorado entrou num 4-2-3-1, com Leandro Damião isolado na frente, enquanto o Tricolor foi a campo no 4-3-3, com as voltas de Kleber, Vargas e Riveros ao time titular.
O Grêmio controlou os instantes iniciais do clássico, mas logo aos três minutos o Inter abriu o placar: Otávio roubou bola de Souza e tocou para Willians, que arriscou de fora da área e não deu chances a Dida. Quatro minutos depois, a resposta gremista: Vargas arriscou de fora da área e defendeu. Melhor em campo, o Colorado quase ampliou aos 23, quando Kleber cruzou para Leandro Damião, que por pouco não chegou na bola dentro da pequena área.
Na segunda metade do primeiro tempo, o Grêmio adiantou sua marcação e passou a pressionar, mas o Inter, bem postado, deu poucas chances. Com o jogo muito truncado, o Tricolor empatou em um lance de sorte: aos 40, Ramiro lançou Barcos, mas Jackson se precipitou e encobriu Muriel de fora da área, fazendo gol contra. Nos descontos, o Inter quase fez o segundo com D"Alessandro, batendo falta raspando a trave de Dida.
O segundo tempo começou com um golaço do Grêmio. Aos 6 minutos, Kleber e Ramiro puxaram contra-ataque em velocidade, tabelaram, envolveram a defesa do Inter e Vargas entrou livre, driblando Muriel virando o placar no Centenário. Abatido, o Colorado quase levou o terceiro aos 10: Souza subiu mais que a zaga em cobrança de falta de Pará e tocou de cabeça com muito perigo.
Quando o Grêmio era melhor, pênalti para o Inter: D"Alessandro foi derrubado por Bressan na área, aos 14 minutos. O argentino bateu no cantinho e empatou o clássico, que transcorreu de forma equilibrada e sem grandes oportunidades de lado a lado nos minutos seguintes, embora fosse muito corrido. Aos 31, o Colorado quase virou: em jogada de Forlán pela esquerda, a bola foi cruzada e Riveros tirou o pão da boca de D"Alessandro.
Aos 34, enfim, uma jogada de perigo. Kleber tabelou com Barcos e chutou para defesa com a ponta dos dedos de Muriel. Aos 38, após falta batida por D"Alessandro, Gabriel pegou de primeira e obrigou Dida a boa defesa. Nos descontos, o Grêmio perdeu a maior chance do jogo: após escanteio, Alex Telles pegou de primeira e Muriel espalmou. A bola sobrou para Kleber, que chutou. Quando a bola saía, Souza, tocou de cabeça pela linha de fundo, embaixo da trave.