Uma notícia pegou todos de surpresa, esta tarde. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a retirada de seis pontos do Betim no Campeonato Brasileiro da Série C, o que faz com que o Mogi Mirim seja o adversário do Santa Cruz nas quartas-de-final da competição.
Tal decisão é fruto de uma dívida do time mineiro com o The Strongest, da Bolívia. O Betim não pagou um certo valor na transação envolvendo o atacante Pablo Escobar, no meio da temporada, o que motivou os bolivianos em acionarem a Fifa. A entidade tomou conhecimento e ordenou punição, que no caso é relacionada a pontuação.
"Acatando a decisão da Fifa, a CBF retira seis pontos do Betim-MG, na tabela do Campeonato Brasileiro da Série C 2013. Em consequência, o Mogi Mirim substitui o Betim nas quartas de final da competição", diz a nota no site oficial da CBF.
Com isso, o Betim, que terminou a primeira fase com 28 pontos, com a perda de seis caiu para 22 e ficou na sexta posição. Quem comemora é Mogi Mirim, com 27 e que subiu para quarto. O time paulista será o adversário do Santa Cruz na fase final, com duelo inclusive agendado para a próxima segunda-feira, no interior de São Paulo.
Vale lembrar que, antes do The Strongest, o Betim já havia entrado em polêmica com o Nacional, da Ilha da Madeira, de Portugal. O time mineiro também foi punido pela Fifa neste caso, mas conseguiu na Justiça Comum um liminar que o protegia, e que ao mesmo tempo impedia a CBF de lhe punir.
As partidas das quarta-de-final da Série C estão marcadas para este final de semana. Jogam: Caxias x Luverdense, em Caxias do Sul (RS); Sampaio Corrêa x Macaé, em São Luís (MA); e Treze x Vila Nova, em Campina Grande (PB).