A comissão técnica do Palmeiras calcula que 66 pontos são necessários para se garantir na Série A do Brasileiro do ano que vem, mas só depende do time para mudar essas contas. Às 16h20 (de Brasília) deste sábado, a equipe terá pela frente, no Pacaembu, o Sport, clube que o venceu de forma polêmica no primeiro turno. Bastará a vingança para a meta de pontos para o acesso diminuir.
"Se vencermos o Sport, podemos aumentar para 18 pontos a distância para o quinto colocado. Mantendo o quinto colocado a 15 pontos, acredito que garantiremos o acesso com 66 pontos. Mas pode mudar para 64 se essa distância aumentar. Precisamos de controle e tranquilidade como estamos fazendo para manter o nível de atuação", indicou Gilson Kleina.
A explicação para a projeção do técnico é que o Leão pernambucano está na quinta colocação, iniciando a 24ª rodada da Série B a 15 pontos do líder Palmeiras. Se o Verdão triunfar neste fim de semana, a vantagem para o primeiro clube fora da faixa de acesso aumentará, no mínimo, para 17 pontos.
Em outras palavras, se ganhar, bastará ao Palmeiras conquistar mais quatro vitórias nas 14 partidas restantes para subir antecipadamente. Na verdade, conquistar 11 pontos entre os 42 em disputa será suficiente para encerrar o calvário na segunda divisão e pensar somente no título.
Como motivação, ainda há a derrota por 1 a 0 na Ilha do Retiro, em 8 de junho, quando o campo estava alagado, sem condições de abrigar um jogo de futebol, e o gol pernambucano surgiu de escanteio inexistente e com Nunes ajeitando a bola na mão antes de chutar a gol. "Foi um confronto difícil, embaixo d"água, e do jeito que foi. É uma derrota computada para nós, mas que não era para ter sido", lembra Gilson Kleina.
Nunes virou reserva no Sport, que hoje tem Geninho como técnico, mas a recordação da partida ainda é clara nas mentes palmeirenses. Para a vingança, Kleina não contará com Leandro, Tiago Alves, Ronny, Marcelo Oliveira e Bruno, vetados por questão física, e Mendieta, suspenso, mas terá Fernando Prass, apesar de o goleiro não ter treinado nessa sexta-feira por lombalgia.