O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu o Grande Prêmio da Bélgica, disputado na manhã deste domingo, e manteve a primeira colocação do Mundial. Já o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) retomou a vice-liderança do campeonato ao chegar no segundo posto em Spa-Francorchamps.
Com a quinta vitória na temporada, a 31ª de sua carreira, Vettel contabiliza um total de 197 pontos ganhos. A oito etapas do final do Mundial com o Grande Prêmio do Brasil, Alonso tem 151 pontos e retoma o segundo posto do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), que não completou a corrida belga.
Mais uma vez, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) exerceu papel de coadjuvante na corrida e terminou apenas na sétima colocação. No Grande Prêmio da Itália, marcado para o próximo dia 8 de setembro, o piloto terá a oportunidade de mostrar serviço diante dos fãs de sua equipe.
A corrida – O Grande Prêmio da Bélgica teve uma largada limpa. O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conseguiu manter a ponta, mas por pouco tempo. Logo na primeira volta, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) tomou a liderança e passou a abrir.
O alemão Nico Rosberg (Mercedes) aproveitou mais uma largada ruim do australiano Mark Webber (Red Bull) e assumiu o terceiro lugar. Se Felipe Massa (Ferrari) caiu da 10ª para a 12ª colocação, o espanhol Fernando Alonso, companheiro do brasileiro, foi do nono para o quinto posto.
Embalado, o bicampeão mundial partiu para cima do britânico Jenson Button (McLaren) e assumiu o quarto lugar na quarta volta. O piloto espanhol manteve a escalada e, no sexto giro, superou Rosberg para ficar atrás apenas de Hamilton e Vettel.
Button resolveu adiar ao máximo sua primeira parada e chegou a ficar no segundo lugar. No 18º giro, ele foi ultrapassado por Alonso e em seguida se dirigiu aos boxes. Na 26ª volta, o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) abandonou com um problema nos freios e interrompeu uma série de 26 provas na zona de pontuação, um recorde.
Button se manteve na terceira colocação, atrás de Vettel e Alonso, até a 35ª volta, quando parou pela segunda vez e deixou a briga pelos primeiros lugares. Desta forma, Hamilton, que largou na pole position, retornou ao grupo dos três melhores na corrida.
Alonso não foi ameaçado pelo adversário da Mercedes até o final da prova, mas tampouco conseguiu incomodar o líder Vettel. Sem correr grandes riscos, o piloto da Alemanha cruzou a linha de chegada com tranquilidade para ganhar mais uma corrida.
Em uma participação discreta, Massa não conseguiu brigar pelas primeiras colocações. O brasileiro sofreu com falhas técnicas desde o começo da prova e teve problemas no Kers. Com sua vaga na Ferrari ameaçada para a próxima temporada, ele terminou apenas no sétimo lugar.