Até hoje os clubes que disputaram o Campeonato Mato-grossense de Futebol da Primeira Divisão do ano passado cobram do governo do Estado o repasse no valor de R$ 2 milhões. A ajuda financeira é um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa há mais de seis anos.
Desde 2011, o Estado vem encontrando dificuldade para cumprir a legislação. Há sete meses no cargo, o secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Ananias Filho, afirmou que o governador Silval Barbosa garantiu que fará a quitação da dívida equivalente ao ano de 2012.
"O governo do Estado deu a garantia de que pagará a dívida junto aos clubes que disputaram o Estadual do ano passado. Há um empenho enorme para cumprir a lei aprovada na Assembleia Legislativa. Estamos procurando meios legais para fazer esse repasse", ressaltou Filho, que revelou que a ajuda financeira ao futebol profissional de Mato Grosso já foi extinta.
Segundo Ananias, o repasse é motivo de questionamento por parte do Ministério Público Estadual (MPE), que entende que dinheiro público não pode fomentar futebol profissional. "Os clubes de futebol são entidades privadas. Por isso, não é legal fazer esse repasse", frisou, destacando que o objetivo é quitar o repasse de 2012.