Uma vistoria da CBF, que deve ocorrer ainda nesta sexta-feira, é o passo que falta para o Internacional mudar de casa mais uma vez em 2013. O clube implantou arquibancadas móveis no Estádio do Vale, do Novo Hamburgo, o que aumentou a capacidade de 6 mil para 16 mil lugares, cumprindo a exigência mínima de 15 mil para sediar jogos do Campeonato Brasileiro. Bombeiros, Ministério Público e Brigada Militar já deram o "ok", mas falta o da CBF.
O Internacional chegou a disputar algumas partidas no Estádio do Vale durante o Gauchão (assim como em Lajeado, Erechim, Canoas e Gravataí), mas adotou o Centenário, do Caxias, como sua casa devido à capacidade para 30 mil pessoas – é o maior do interior gaúcho. No entanto, as constantes viagens de 120 quilômetros até à Serra incomodam o elenco.
"A gente vem falando isso desde o começo do ano, justamente por causa das viagens entre Caxias do Sul e Porto Alegre. Se isso acontecer será melhor, pois faremos menos viagens", opinou o lateral direito Gabriel, após o treino desta quinta. A distância entre Porto Alegre e Novo Hamburgo é bem menor: 40 quilômetros.
A partida contra o Vasco, neste domingo, será em Caxias. Dado o ok da CBF, o Inter ainda deverá esperar dez dias para poder mandar jogos no Estádio do Vale. A opção prioritária por Novo Hamburgo não impede o clube de atuar eventualmente no Centenário. Em obras de reforma para a Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio só deverá voltar a receber jogos oficiais no começo do ano que vem.