Renato Gaúcho é o novo técnico do Grêmio. Dois anos e dois dias depois de deixar o comando tricolor em sua primeira passagem como treinador de seu clube do coração, o principal ídolo da história gremista acertou nesta segunda-feira seu retorno ao clube, após reuniu com seu empresário, Gerson Oldenburg e os dirigentes gremistas Rui Costa e Marcos Chitolina.
O contrato de Renato com o Tricolor vai até dezembro. Ele deve chegar a Porto Alegre nesta terça-feira e estrear no comando do time já no próximo sábado, na volta do Brasileirão, quando o Grêmio visita o Atlético-PR, em Curitiba. Curiosamente, o Furacão foi o último time que Renato treinou, no segundo semestre de 2011, logo após deixar o comando gremista.
O acerto de Renato com o Grêmio foi rápido. Amigo pessoal de Fábio Koff, presidente atual e da Libertadores e do Mundial de 1983 (quando Renato era jogador), o maior ídolo do Tricolor contava com a simpatia não só do mandatário do clube, mas de vários assessores e, principalmente, da própria torcida gremista, que deve organizar uma grande recepção a Renato nesta terça.
Renato treinou o Grêmio pela primeira vez entre agosto de 2010 e julho de 2011. Tirou a equipe de um perigo de rebaixamento e o levou à Libertadores, mas a fraca campanha na competição continental e a perda do Gauchão em casa para o Inter pesaram para sua saída.
Em 65 jogos oficiais nesta passagem pelo Grêmio, Renato obteve 33 vitórias, 16 empates e 16 derrotas, com aproveitamento de 59,0%. Alexandre Mello, que trabalhou com Renato naqueles 11 meses entre 2010 e 2011, deve ser o novo preparador físico do Grêmio.