A velha rivalidade entre os clubes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul caminha para ser retomada no próximo ano. A garantia foi dada pelo presidente da Federação Sul-Mato-grossense de Futebol, Francisco Cesário, durante a posse da nova diretoria da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) liderada pelo presidente reeleito Carlos Orione.
Ao representar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, no evento, Cesário revelou à existência de um projeto para a realização da Copa Integração envolvendo times dos dois estados. A proposta já está protocolada na CBF, que será a principal patrocinadora do campeonato.
“Mato Grosso e Mato Grosso só estão separados geograficamente. Nunca deixamos de sermos irmãos, em especial no futebol. Desde quando o estado era uno, a rivalidade sempre foi sadia, respeitosa. Isso (rivalidade) acabou por conta da divisão, mas será retomada em breve”, assinalou Francisco Cesário, que desejou sucesso para o Estado na organização da Copa do Mundo em 2014, em Cuiabá.
Ao reconhecer o avanço que o futebol mato-grossense teve nos últimos anos, o presidente da entidade do estado vizinho assinalou que em Mato Grosso do Sul os clubes só tem quatro meses de atividade por temporada. Isto é, disputam o Estadual e depois não há mais calendário para as equipes locais. À exceção, fica para a equipe que representa o estado na Série D. Neste ano, o representante será o Águia Negra (MS).
“O futebol aqui (MT) está bastante avançado em relação ao nosso estado. Vocês têm times na Série C, D e mais uma competição no segundo semestre. No meu estado só temos calendário nos primeiros seis meses. A Copa Integração virá justamente para preencher esta lacuna”, frisou o dirigente.
Ligado a José Maria Marin, Francisco Cesário afirmou que o atrativo da proposta da Copa Integração é para a possibilidade do campeão do torneio assegurar uma vaga para a Taça Libertadores da América. Segundo ele, o projeto é de conhecimento não só do presidente da CBF como da própria Conmebol. “É muito interessante essa proposta do campeão da Copa Integração ir à Libertadores. Está em fase de análise na CBF. É um sonho que pode se tornar realidade”, finalizou o dirigente.