Pela nona vez, Cuiabá vai sediar o Torneio Centro-Oeste de Boxe Amador. Com participação de atletas de estados convidados como Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, a competição inicia nesta segunda-feira com a chegada das delegações – de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Ao todo, serão 100 pugilistas em busca de um único objetivo: alcançar o apogeu conseguido por atletas como Acelino Popó de Freitas, hoje deputado federal pela Bahia e maior referência do esporte no Brasil.
As lutas começam na terça-feira à noite com o ringue montado na quadra poliesportiva de um colégio, localizado no bairro da Lixeira. A entrada é franca. O torneio segue até sexta-feira (16). Maior detentor de títulos da região com oito conquistas, Mato Grosso tentará o nono título com uma equipe bastante renovada e jovem. São seis pugilistas que vão defender a tradição do boxe mato-grossense no Centro-Oeste. Eles são Natan Siqueira (60kg), Deik Nascimento (64kg), Alisson dos Santos (69kg), Sid Júnior (75kg), Adriano de Oliveira (81kg) e Dorivan de Jesus (91kg).
Os seis lutadores asseguraram presença na competição por terem sido campeões em suas respectivas categorias no Campeonato Estadual da modalidade. Estreantes em torneios de nível nacional, os pugilistas vão subir ao ringue com uma grande responsabilidade de representar e substituir bem nomes de peso no Estado como Edson Ferreira, medalhista em Pan-Americano, Edson Valle, Severino de Oliveira entre outros.
O presidente da Federação Matogrossense de Boxe Amador (FMBA), Sebastião Borges, crê numa boa performance das novas promessas da nobre arte do Estado. Segundo o dirigente, apesar de jovens, os pugilistas da casa têm tudo para manter e hegemonia de Mato Grosso na região Centro-Oeste.
"O nosso pessoal está com muita vontade de subir logo no ringue e lutar. Apesar da pouca experiência, os atletas estão preparados, pois vem de Estadual de alto nível técnico. No momento, são os melhores nomes que temos no Estado", afirmou Borges, que conta com ajuda da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Seel) para realizar o evento mais uma vez na capital mato-grossense.
Além das lutas pelo Centro-Oeste, haverá um tira-teima entre pugilistas cadetes de Mato Grosso contra os de Mato Grosso do Sul.