O Tupi, de Juiz de Fora (MG), estreia logo mais às 19:30h na Copa do Brasil, contra o Luverdense, de Lucas do Rio Verde. A estreia já tem um componente de drama, pois no campeonato mineiro vem de derrota, em casa, para o penúltimo colocado, o Araxá, por 3 a 2, o que complicou as possibilidades de classificação nas semifinais.
A imprensa em Minas destaca que o Luverdense é “melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF” e pode eliminar o time de Juiz de Fora com apenas esse jogo se vencer por dois ou mais gols de diferença. Mas o Tupi não pensa em não ir até Lucas do Rio Verde, muito menos em deixar o estádio municipal derrotado. De olho no regulamento, a intenção do Carijó é vencer, se possível sem levar gol em seus domínios. “É um torneio diferente. Se você vacilar e perder em casa de dois gols acabou a competição, ou até mesmo se vencer por um placar de 2 a 1, 3 a 2, isso complica sua vida na partida de volta, já que o gol sofrido dentro de casa é critério de desempate”, pondera o técnico do Tupi, Felipe Surian.
Surian ainda depende do departamento médico para algumas definições, mas já sabe que não poderá contar com o zagueiro Adriano Lobinho e o meia Paulinho, contundidos. Na defesa, poupando o zagueiro Fabrício Soares e o lateral-esquerdo Alonso, o comandante carijó testou nesta terça uma formação com a dupla Arthur e Thales, além de Dieguinho na ala. Já a formação do meio de campo depende da liberação pelos médicos do volante Maicon Douglas, com um problema no pé esquerdo. O ataque terá novamente Rafael Assis, recuperado de dores na coxa esquerda, e Wesley.
Do lado do Luverdense, um dos titulares do clube do Mato Grosso é bem conhecido da torcida local: o volante Júlio David Terceiro, carinhosamente chamado de Terceirinho pelos carijós, 29 anos, é juiz-forano e cria da base do Tupi, clube pelo qual jogou até 2004. Ainda no time mato-grossense, o lateral-esquerdo Edinho, com passagem pelo Vasco, é outro destaque, além do rápido meia-atacante Leandrinho.
Roberval Davino manterá a mesma formação no Luverdense, que foi o primeiro classificado para as semifinais no Campeonato Mato-grossense e, hoje, começa a disputar, pela 3ª vez, a Copa do Brasil. O objetivo do time de Lucas do Rio Verde é avançar para a próxima fase já que, nas edições anteriores, foi eliminado por times paranaenses na primeira fase.