Jogando no Couto Pereira, o Coritiba recebeu na tarde deste domingo, o time sub-23 do Atlético-PR e fez o dever de casa, vencendo por 2 a 1 e voltando à liderança do campeonato, encaminhando a conquista do título do primeiro turno, que se encerra na próxima semana.
O resultado positivo foi construído pela equipe alviverde ainda no primeiro tempo quando, apostando nas bolas aéreas, a equipe fez 2 a 0 com Pereira e Deivid. Administrando o jogo até o final, o Coxa acabou surpreendido por uma jogada individual de Taiberson no fim do segundo tempo, mas conseguiu a vitória e retornou à liderança do campeonato.
Na próxima semana, o Coritiba, primeiro colocado com 24 pontos encara o Londrina, vice-líder com 23, em jogo que define o campeão do primeiro turno. O Coxa joga pelo empate na cidade do interior do Paraná.
O Atlético, por sua vez, recebe o Operário na última rodada do primeiro turno e já pensa no returno para não ficar de fora da decisão do Paranaense. Com 11 pontos, o time está na nona posição.
O jogo – Mesmo com o peso de jogar diante de sua torcida e contra o time sub-23 do rival, que faz campanha ruim no campeonato estadual, o Coritiba mostrou bastante leveza e tranquilidade desde o início da partida e foi muito superior na etapa inicial, criando, literalmente, todas, as chances de gol.
A primeira delas, no entanto, demorou a sair, apesar da pressão que o Verdão já fazia sobre o Furacão. Aos quinze minutos, Deivid fez bem o papel de pivô dentro da área e tocou para Robinho, que recebeu e chutou com força, para fora, mas com muito perigo.
Aos 19 minutos, o Coxa chegou com perigo pela segunda vez em uma das especialidades da equipe: bola parada com Alex. Após cobrança de falta, o zagueiro Leandro Almeida subiu mais alto que a zaga rubro-negra e cabeceou rente à trave.
Pelo mesmo caminho, o Alviverde chegou ao primeiro gol, aos 25. Alex cobrou escanteio na cabeça de Pereira, que não errou o alvo, como seu companheiro de zaga, e abriu o placar do clássico.
Três minutos depois, apostando de novo na jogada aérea, o Coritiba ampliou a vantagem com Deivid. Rafinha fez boa jogada pela direita e cruzou para o centroavante cabecear sem marcação para o fundo das redes.
No entanto, cinco minutos depois, após lance polêmico na área, o camisa 9 do Verdão acabou expulso por trocar tapas com o defensor Léo, que também foi para o chuveiro mais cedo.
Depois da confusão, o Coxa esfriou e não conseguiu mais ameaçar o gol do Atlético até o fim da primeira etapa. Contudo, a tranquilidade se manteve até o apito do árbitro que marcou o fim dos 45 minutos iniciais.
O segundo tempo foi bem menos emocionante, mas com a tônica bastante parecida com a da etapa inicial, com apenas um time mandando na partida: o Coritiba, de novo.
Apostando novamente nas bolas aéreas, o Coxa chegou com perigo aos 12 minutos, mas Santos defendeu a cabeçada de Leandro Almeida. Aos 30, na chance de maior perigo da etapa complementar, Júlio César encobriu o goleiro Santos, mas Bruno Costa chegou antes de a bola entrar e afastou o perigo.
Aos poucos, porém, o Coxa foi diminuindo o ritmo e acabou sendo punido por isso no final da partida. Taiberson, que entrou na segunda etapa, fez grande jogada individual, tirou Pereira do lance e bateu cruzado para dar números finais à partida.