O Botafogo errou demais no primeiro tempo, permitiu que o Resende abrisse uma vantagem de dois gols, mas se recuperou na segunda etapa, e conseguiu a vitória por 4 a 2, nesta quinta-feira, no Engenhão.
Marcelo e Elias, no primeiro tempo, colocaram o Resende na frente, mas Seedorf diminui antes do intervalo. No segundo tempo, o time dirigido por Oswaldo de Oliveira subiu de produção e chegou à virada. Márcio Azevedo, Cidinho e Sassá completaram o placar.
O resultado levou o Alvinegro à primeira colocação do Grupo A com 14 pontos ganhos. O Resende ocupa a sexta posição do Grupo B com seis pontos.
O Botafogo só volta a jogar no próximo fim de semana, dia 16, contra o Flamengo, no Engenhão. O Resende recebe o Friburguense, no Estádio do Trabalhador, no sul do estado.
Com muita disposição, o Botafogo começou o jogo parecendo disposto a definir o resultado no primeiro tempo. Nos primeiros minutos, Vitinho e Cidinho fizeram boas jogadas, mas o goleiro Mauro evitou a abertura precoce do placar com boas defesas.
O time de General Severiano não dava espaços para o adversário e antes dos dez minutos, já tinha chutado cinco vezes em direção ao gol, diante de um Resende que apenas procurava se defender.
A partir do décimo minuto, porém, o ritmo do Botafogo caiu e o Resende passou a jogar um pouco mais adiantado. Aos 12 minutos, após cruzamento na área, a zaga botafoguense hesitou e quase que o goleiro Jéfferson foi traído, mas conseguiu rebater antes que ela entrasse. Logo depois, em lançamento para a área, o goleiro Jéfferson saiu do gol e derrubou o atacante Elias dentro da grande área, mas o árbitro nada marcou.
Aos 20, a apatia do Botafogo foi punida. Marcel recebeu a bola na entrada da área, sem marcação, e chutou rasteiro sem muita força, mas Jéfferson não conseguiu fazer a defesa.
Sob vaias da torcida, o Botafogo apenas observou o Resende forçar mais e mais falhas da defesa alvinegra. Em um primeiro lance, Jéfferson e Bolívar conseguiram evitar o segundo gol, que veio com a pressão dos visitantes.
Léo Silva foi lançado em velocidade e acabou derrubado na área por Bolívar, aos 32 minutos. Elias cobrou o pênalti com muita categoria, sem dar qualquer chance de defesa para Jéfferson.
As vaias aumentaram e os jogadores do Botafogo se mostravam cada vez mais nervosos, errando muitos passes. Mesmo sem merecer, o Botafogo acabou marcando o primeiro gol dantes do intervalo. Vitinho descobriu Seedorf livre na meia-lua e o holandês bateu firme no canto direito de Mauro.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com grande ímpeto ofensivo e no primeiro minuto, marcou o gol de empate. Lucas cruzou, Seedorf furou ao tentar o chute e a bola sobrou para Márcio Azevedo, que evitou a marcação e chutou cruzado.
Assustado, o Resende não conseguia sair da defesa e quase sofreu o terceiro gol aos nove minutos, quando Bruno Mendes fez sua melhor jogada na partida. Ele driblou o zagueiro e chutou cruzado, mas Mauro evitou o terceiro, com ótima defesa.
Animados com o rápido empate, os alvinegros acabaram virando o placar aos 19 minutos. Seedorf ganhou de Marcelo na esquerda e lançou Cidinho. O jovem meia se livrou da marcação e bateu cruzado, de pé esquerdo, para marcar o terceiro gol do Botafogo.
O Resende perdeu completamente o entusiasmo e só não sofreu o quarto gol aos 25 minutos, porque a bola chutada por Bruno Mendes passou ao lado do gol defendido por Mauro.
O quarto e último gol do Botafogo veio no fim da partida, com Sassá, que aproveitou o rebote da zaga, após cobrança de escanteio.