Depois da expressiva vitória sobre o Vasco, a torcida do Flamengo esperava uma nova goleada sobre o Nova Iguaçu, mas a realidade foi diferente. Apesar de dominar completamente o adversário,na partida disputada neste domingo, no Engenhão,a equipe rubro-negra falhou muito nas conclusões e acabou vencendo por apenas 1 a 0, gol de Hernane, no segundo tempo. O resultado fez o Flamengo reassumir a liderança do Grupo B da Taça Guanabara, com 13 pontos ganhos, dois a mais do que o Fluminense. O Nova Iguaçu segue em sexto no Grupo A com apenas quatro pontos.
O atacante Rafinha, destaque na vitória sobre o Vasco, teve uma atuação apenas discreta e acabou substituído, no segundo tempo. Bem marcado pela defesa do Nova Iguaçu, a revelação da Gávea acabou decepcionando os torcedores rubro-negra. O Nova Iguaçu entrou com um forte esquema defensivo e não se preocupou em atacar, mas a falta de ambição acabou castigada com o gol marcado por Hernani.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Friburguense, em Macaé. O Nova Iguaçu vai encarar o Boavista,no Laranjão já havia conseguido um escanteio, depois de investida do lateral João Paulo, pela esquerda. Aos três minutos, Hernani fez ótimo passe para Nixon que invadiu a área, mas adiantou a bola e desperdiçou a primeira grande chance de gol da equipe rubro-negra.
O time dirigido por Dorival Júnior marcava a saída de bola do Nova Iguaçu e complicava a troca de passes da equipe da Baixada Fluminense que não conseguia sair da defesa. O Flamengo tentava buscar espaços na defesa adversária, mas encontrava dificuldades para concluir.
Aos dez minutos, Leonardo Moura penetrou pela direita e lançou Elias. O meia chutou, mas a bola bateu na zaga e voltou para Leonardo Moura que chutou por cima do travessão defendido por Jefferson. O Flamengo dominava, mas não conseguia penetrar com facilidade na defesa do Nova Iguaçu. O atacante Rafinha não conseguia desenvolver jogadas em velocidade, por causa da marcação cerrada empregada pelo adversário. Aos 18 minutos, Rafinha foi lançado pela direita, mas seu cruzamento para a área foi bloqueado por Rodrigo Almeida. O time rubro-negro voltou a criar outra situação difícil para o Nova Iguaçu, aos 20 minutos. Leonardo Moura arrancou pela direita e lançou Elias que bateu, de primeira, mas a bola passou perto da trave direita de Jefferson.
Só aos 23 minutos é que o time da Baixada criou sua primeira jogada de perigo na área rubro-negra. Glauber cobrou escanteio, González desviou mal e a bola voltou para Glauber que chutou para defesa de Felipe. Os atacantes Rafinha e Nixon pouco produziam quando eram lançados, prejudicando as manobras ofensivas do Flamengo.
Aos 30 minutos, o Flamengo criou outra chance para marcar. Elias foi lançado em profundidade por Rafinha, mas o goleiro Jefferson saiu com precisão e dividiu com o atacante. A bola sobrou para o mesmo Elias que cruzou para Hernane cabecear, por cima, do travessão. No minuto seguinte, o estreante Wallace deu grande susto à torcida do Flamengo. O ex-jogador do Corinthians foi fazer a cobertura de uma bola lançada em profundidade e a bola tocou no seu pé, enganando Felipe que saía do gol para fazer a defesa. Para sorte dos rubro-negros, a bola saiu.
Aos 35 minutos, Rafinha aciona João Paulo que troca passes com Hernane e aparece na frente de Jefferson, mas a conclusão do lateral foi defeituosa. Aos 39 foi a vez de Cáceres. O volante paraguaio cabeceou com muito perigo, após cobrança de escanteio, no último lance importante da etapa inicial.
O Flamengo começou o segundo tempo com a mesma disposição tática do primeiro tempo. Com Rafinha e Nixon abertos pelas extremas, enquanto Elias tentava entrar na defesa adversária, através dos espaços abertos pelos atacantes.
Muito acionado, o lateral João Paulo produzia boas jogadas pela esquerda. Aos seis minutos, ele fez um cruzamento para Hernani que furou, de forma bisonha, e desperdiçou a chance. No minuto seguinte, o mesmo João Paulo descobriu Nixon na área, mas o atacante falhou ao tentar dominar a bola e perdeu a chance.
Dorival Júnior perdeu a paciência e trocou Nixon por Cleber Santana, numa tentativa de aproveitar os chutes de longa distância do meia.
O time comandado por Dorival Júnior seguia criando e desperdiçando oportunidades, diante de um adversário que se limitava a tentar evitar os gols. Aos 11 minutos, Nixon avançou pela direita e cruzou rasteiro, mas Hernani e Rafinha chegaram atrasados.
Aos 19 minutos, Roldofo que havia substituído Leonardo Moura, fez boa jogada e cruzou para Hernane que se atrapalhou e não concseguiu concluir. A bola ainda sobrou para Cleber Santana que concluiu para fora.
Depois de desperdiçar muitas oportunidades, o atacante Hernane acabou marcando o primeiro gol do Flamengo, aos 23 minutos. Ibson tocou de calcanhar para Rodolfo, o goleiro Jefferson saiu para abafar a jogada e a bola acabou nos pés de Hernane que não teve trabalho para empurrar para as redes.
Aos 28 minutos, o árbitro João Ennio Sobral sentiu câimbras e precisou interromper a partida durante alguns minutos para se recuperar. Depois do reinício, o Flamengo quase amplia em chute forte de Ibson, mas a bola saiu à direita do goleiro Jefferson. Logo depois, o goleiro do time da Baixada Fluminense fez bonita defesa em chute de João Paulo.