Convocado pela seleção uruguaia, o atacante Diego Forlán deve desfalcar o Internacional no Gre-Nal do dia 3 de fevereiro, pela 5ª rodada da Taça Piratini. Mesmo assim, o Colorado ainda não desistiu de contar com o craque da Copa de 2010. A direção pediu à Associação Uruguaia de Futebol o adiamento da apresentação do jogador para a disputa do amistoso contra a Espanha, no próximo dia 6.
Apesar da tentativa, o Inter sabe que será difícil obter sucesso. Forlán tem apresentação marcada no dia 1º. A ideia é colocar um jatinho à disposição do uruguaio para que ele viaje logo após o clássico, que será realizado no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, às 19h30, para Montevidéu. A partida contra os espanhóis ocorrerá no Catar.
Se a possibilidade de ter Forlán é remota, ao menos o rival também tem seus problemas. O chileno Eduardo Vargas dificilmente poderá atuar pelo Grêmio no clássico. Ele foi convocado para reforçar o Chile no amistoso contra o Egito, que ocorrerá também no dia 6, em Madri. Tanto Forlán quanto Vargas não atuarão na rodada do dia 6, quando o Grêmio recebe o São José e o Inter visita o Lajeadense.