Apesar das ameaças ao término do ano passado, nenhum clube oficializou ainda desistência do Campeonato Mato-grossense da Primeira Divisão deste ano. Dos dez times confirmados ao torneio a ser aberto no próximo dia 20, Atlético Campoverdense e Vila Aurora foram os únicos a acenarem para uma possível retirada do Estadual. A maior reclamação por parte dos dirigentes das equipes é a falta de apoio do empresariado.
No primeiro dia de trabalho de 2013, retorno ocorrido na quarta-feira, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) não recebeu nenhum comunicado de clube interessado em ficar de fora do principal torneio de futebol profissional de Mato Grosso. Isso deixa a entidade um pouco mais tranquila, uma vez que não precisará convocar nenhum time que disputou a Segunda Divisão para recompor o número de participantes, caso não ocorra nada até o dia 20, quando está agendado o pontapé inicial do Mato-grossense de 2013.
Por critério técnico, fora Sinop e Cacerense que foram campeão e vice, respectivamente, o clube a ser convocado para fazer parte do Estadual será o Poconé, terceiro colocado, seguido pelo Primavera Esporte Clube, quarto e por último o Operário Futebol Clube, que terminou o torneio de acesso na quinta posição.
De olho em alguma desistência, o presidente do tricolor várzea-grandense Sebastião Viana começou a se articular nos bastidores para que sua equipe seja convocada em caso de alguma desistência.
Abertura – A primeira rodada do Campeonato Mato-grossense está marcada para ser disputada no próximo dia 20. Os dez times vão estar em campo em busca dos três primeiros pontos na tabela de classificação. Finalistas do Estadual do ano passado, Luverdense, atual campeão, medirá força com o Cuiabá, vice. Este é o confronto entre os representantes do futebol mato-grossense no Campeonato Brasileiro da Série C. A partida, marcada para o estádio Passo das Emas, é a principal da rodada inaugural. O horário está indefinido, pois o jogo pode ser transmitido ao vivo para todo o Estado.
Já o Vila Aurora irá receber o Mixto no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. Atlético Campoverdense terá pela frente o União, jogo marcado para o Félix Belém. Já o estreante Mato Grosso encara o Rondonópolis Esporte Clube (REC) no estádio Dutrinha. Já Sinop e Cacerense vão reeditar a decisão da Segunda Divisão no Gigante do Norte.
A segunda rodada do Estadual está marcada para o próximo dia 23.