A reformulação do elenco do Botafogo foi iniciada oficialmente nesta quarta-feira. No site oficial do clube, a diretoria confirmou que 17 jogadores não estão mais nos planos do clube para a próxima temporada. A lista trouxe como surpresa os nomes do lateral-esquerdo Junior Cesar e do atacante Wallyson.
Como já havia sido anunciado, os estrangeiros encabeçam a lista: Bolatti, Ramirez, Zeballos, Ferreyra e o uruguaio Mario Risso já sabiam que não seguiriam no clube. O nome do atacante Jobson não está na relação, mas sua permanência vai depender de uma conversa com os novos dirigentes, pois existe uma corrente dentro do clube que exige a sua saída.
A lista de dispensados é a seguinte: Alex, Anderson, Bruno Corrêa, Bolatti, Carlos Alberto, Ferreyra, Hygor, Junior Cesar, Mario Risso, Maikon, Ramírez, Rogério, Rodrigo Souto, Ronny, Wallyson, Yguinho e Zeballos.
Retrospecto selou a sorte de Mancini – O técnico Vagner Mancini dirigiu o Botafogo em 42 jogos. Venceu apenas dez, empatou sete vezes e perdeu 29, numa das piores campanhas de um treinador na história do clube de General Severiano. Esses números serviram de base para que a nova diretoria do Botafogo se decidisse pela não continuidade do treinador, que tem contrato até o dia 31 de dezembro.
Alguns dirigentes alvinegros ainda se irritaram com a entrevista de Mancini após o empate diante do Atlético-MG, na última partida da equipe no Campeonato Brasileiro. O treinador disse que pretendia continuar no Botafogo para fechar um "ciclo vitorioso", expressão considerada inadequada para a equipe que fez a pior campanha da sua história no Campeonato Brasileiro.
Além de Mancini, o diretor técnico Wilson Gottardo também será dispensado. Nesta quarta-feira, o ex-zagueiro se mostrou revoltado por ter tomado conhecimento da sua saída pela internet. A diretoria prometeu convocar os dois profissionais nos próximos dias para anunciar oficialmente que o clube não se interessa mais pelos serviços de ambos.
Em relação ao substituto de Mancini, existem vários nomes que estão sendo cogitados. Argel Fucks está bem cotado, mas o treinador já avisou que só deixará o Figueirense caso o atual presidente do clube catarinense não seja reeleito. O nome de Renê Simões também já foi citado, uma vez que ele se encaixaria no perfil de treinador experiente e de custo relativamente baixo.
Quem corre por fora é Joel Santana, liberado pelo Vasco. Joel disse já ter sido procurado por jogadores que trabalharam com ele em 2010 e garantiu que não veria qualquer problema em retornar ao clube de General Severiano.