Sem ter qualquer necessidade de resultado nesta última rodada do Campeonato Brasileiro, o time misto do São Paulo perdeu por 1 a 0 para o Sport, na tarde deste domingo, na Arena Pernambuco.
O único gol da partida foi marcado logo aos três minutos de jogo, quando Joelinton finalizou cruzado para balançar as redes. O time pernambucano teve ainda outras oportunidades, diante de um adversário que mostrou dificuldade sem sua formação principal.
Antes mesmo de a bola rolar, o São Paulo já tinha garantida a vice-liderança do Nacional, terminando o campeonato com 70 pontos. Já o Sport também não corria riscos e encerra sua participação com 52, na parte intermediária.
Pela falta de objetivo no jogo, Muricy Ramalho poupou Rogério Ceni, Luis Fabiano e Kaká, que se despediu do Tricolor. Já Ganso e Álvaro Pereira cumpriram suspensão, enquanto jogadores badalados, como Alan Kardec, Alexandre Pato e Michel Bastos, estiveram em campo.
O jogo – O Sport não deu tempo de o São Paulo se ajustar em campo na Arena Pernambuco. Logo aos três minutos de jogo, Renê partiu em velocidade pela esquerda, puxou para o meio e tocou na direita para Joelinton, que ajeitou dentro da área e finalizou cruzado, sem dar chance de defesa ao goleiro Denis. Depois de ter sofrido o gol tão cedo, o Tricolor tentou responder, mas sofreu com a falta de entrosamento e também pela apatia mostrada em alguns momentos.
A primeira chance dos visitantes saiu aos dez minutos, quando Osvaldo recebeu cruzamento da direita de Michel Bastos e cabeceou fraco, facilitando a defesa de Magrão. Os dois jogadores são-paulinos que participaram da jogada foram os principais responsáveis pelos avanços dos visitantes no primeiro tempo, enquanto Alexandre Pato e Alan Kardec pouco apareciam.
Porém, o Sport voltou a ameaçar em um rápido avanço. Diego Souza fez bom lançamento para Mike, que recebeu atrás da defesa e arrematou, exigindo boa defesa de Denis. O time pernambucano ainda se fechou muito bem para evitar o perigo nos avanços do São Paulo.
Com muita dificuldade, a equipe de Muricy Ramalho insistiu em cruzamentos para a área, que foram afastados sem muito problema pela defesa da casa. Aos 29, Michel Bastos aproveitou um rebote dentro da área para dominar, mas o chute saiu sem direção.
O técnico são-paulino percebeu que seu time não rendeu bem no primeiro tempo e fez uma mudança no intervalo. O atacante Alexandre Pato foi substituído pelo jovem meia Boschilia. A primeira jogada da etapa final foi justamente do Tricolor. Depois de cobrança de lateral para a área, Osvaldo arrematou de primeira e obrigou Magrão a defender.
Mas quem voltou melhor depois do intervalo foi o Sport. Ewerton Páschoa arriscou de fora da área e viu a bola passar perto da meta são-paulina. No lance seguinte, Mike recebeu livre pela esquerda da área, mas Denis fechou bem o ângulo, e o jogador finalizou na rede pelo lado de fora.
O São Paulo ainda respondeu depois de boa jogada de Auro, mas os chutes de Boschilia e Souza pararam na defesa. O time pernambucano continuou falhando nas chances na frente, pois Danilo pegou a bola pela esquerda e bateu para fora. No último jogo da temporada, Muricy decidiu dar chance a outros garotos. Ewandro foi a campo no lugar de Osvaldo, na tentativa de melhorar também o Tricolor.
Os visitantes passaram a arriscar mais de fora da área. Boschilia mandou duas vezes, sendo que a segunda passou perto do travessão. Já Michel Bastos concluiu com perigo da meia-direita, vendo a bola assustar Magrão. Já perto do fim do jogo, Ademilson, que havia substituído Michel Bastos, acertou um bom chute para exigir defesa do goleiro.