Com muitos reservas, Grêmio e Flamengo se encontraram neste domingo, às 17 horas (de Brasília), para a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2014. Em Porto Alegre, as duas equipes ficaram em um empatem em 1 a 1 no retorno de Vanderlei Luxemburgo à Arena, mas como técnico do clube carioca.
O jogo começou sem muitas chances de gol. Os visitantes tiveram a maior posse de bola durante todo o primeiro tempo e conseguiram inaugurar o marcador da Arena Grêmio. Luiz Antônio cruzou para a área e a bola desviou em Bressan, morrendo no fundo das redes do Tricolor Gaúcho.
Na volta dos vestiários, os donos da casa decidiram correr atrás do prejuízo. Aos 12 minutos da etapa complementar, então, o goleiro César acabou derrubando Barcos fora da área e foi expulso. Na cobrança, Luan mandou para o fundo das redes e empatou a partida.
Com o resultado, O Grêmio terminou o Campeonato Brasileiro de 2014 na sétima colocação da tabela de classificação, com 61 pontos e 17 vitórias. Enquanto isso, o Flamengo ficou com a nona posição, com 52 pontos somados e 14 triunfos em 38 rodadas disputadas.
O Grêmio volta a campo do Campeonato Gaúcho, no dia 1 de fevereiro (domingo), às 18 horas (de Brasília), na Arena Grêmio, contra o União Frederiquense. Enquanto isso, o Flamengo enfrenta o Macaé fora de casa, na mesma data do Tricolor Gaúcho.
O jogo – As duas equipes não almejavam mais nada no Campeonato Brasileiro e, portanto, a partida começou sem muitos lances de perigo. O primeiro foi apenas aos 16 minutos de bola rolando. Lucas Mugni tocou para Arthur na entrada da grande área, que chutou, mas a bola foi por cima do travessão de Marcelo Grohe.
Dois minutos depois, o arqueiro do Tricolor Gaúcho salvou a equipe mais uma vez. Anderson ficou fez boa jogada individual e chutou no canto direito, mas Grohe se esticou todo e espalmou para escanteio. O Grêmio respondeu aos 20 da etapa inicial, com o primeiro ataque: Wallace se livrou da marcação e mandou de bico, mas a bola foi para fora.
Melhor em campo, o Flamengo abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo. Luiz Antônio avançou pela direita e cruzou. A bola desviou em Bressan e foi para o fundo das redes de Marcelo Grohe que, desta vez, não teve chances de defender.
Na volta dos vestiários, o Grêmio decidiu reagir. Logos aos 12 minutos do segundo tempo, o goleiro César derrubou o atacante Barcos fora da área. O árbitro expulsou o arqueiro flamenguista e marcou falta para os anfitriões. Aos 13, Luan cobrou com perfeição e a bola foi para o fundo das redes, igualando o placar da Arena Grêmio, para a alegria da torcida.
O Tricolor Gaúcho ainda tentou virar o resultado. Aos 46 minutos da etapa complementar, Fellipe Bastos arriscou da intermediária e carimbou a trave. Foi a última boa chance de gol da partida, que teve o apito final aos 49.