Após a revelação de que o Ministério Público de São Paulo acredita que o erro da Portuguesa na escalação de Héverton foi proposital, o departamento jurídico do Fluminense decidiu tomar uma atitude. Assim, o Tricolor entrou com pedido de inquérito no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Com a investigação, o clube das Laranjeiras tenta provar que é inocente no suposto caso de compra e venda da vaga da Lusa e apontar novos culpados no caso. Um dos beneficiados com a punição à Portuguesa foi o rival Flamengo. O time também perdeu pontos com a mesma situação, ocorrida com o jogador André Santos. Assim, caso os paulistas não tivessem perdido os pontos também, o Rubro-Negro seria rebaixado.
O pedido de inquérito terá de ser avaliado pelo presidente do tribunal, Caio Rocha, que decidirá se o caso será repassado à procuradoria. Caso isso aconteça, o procurador-geral Paulo Schmitt será o responsável por avaliar se oferecerá denúncia.
Héverton estava suspenso e jogou diante do Grêmio, na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2013. Julgada pelo STJD, a Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos. Assim, o Fluminense acabou por se livrar do rebaixamento à Série B.