O Santos teima em "ludibriar" seu torcedor. Quando parece que vai embalar no Campeonato Brasileiro, perde em casa e distancia-se do G4. Quando então prioriza a Copa do Brasil, caminha para vencer um jogo improvável e voltar à briga, mas aí leva um gol nos acréscimos e produz desilusão. Foi o que aconteceu na noite deste sábado. Com uma série de reservas em campo, o Peixe caminhava para uma improvável vitória sobre a Chapecoense, no interior de Santa Catarina, renovando sinal de que ainda poderia brigar por uma vaga na Libertadores via Brasileirão. Que nada! Levou um gol nos últimos instantes e jogou os três pontos no lixo.
O técnico Enderson Moreira escalou meio e ataque bastante diferentes do habitual, De volantes a atacantes, o único titular de fato escalado foi Gabriel, o Gabigol, artilheiro do time no ano. Damião ganhou uma nova chance – jogada fora, como vem sendo praxe – e Rildo completou o tridente ofensivo, para manutenção do esquema majoritariamente utilizado pelo treinador.
O gol do Peixe saiu logo no começo e teve autor inesperado: Bruno Uvini. O zagueiro, cujo empréstimo com o Santos termina em dezembro, fez de cabeça à moda do companheiro de zaga deste sábado, David Braz, que vem se especializando em marcar dessa forma.
Caçula da Série A, a equipe alviverde luta para não retornar à Segunda Divisão e lutou bastante para chegar ao empate. Um ex-santista,Tiago Luis, certa feita chamado de novo Messi pela imprensa espanhola, era quem mais dava trabalho à zaga santista.
O Peixe, que goleou o time catarinense no primeiro turno por 3 a 0, na Vila Belmiro, poderia ter feito definido o placar em contra-ataques, mas desperdiçou seguidas chances. O goleiro Danilo impediu em lances rápidos, e geralmente dando rebote e se repetindo. Leandro, aos 47, empatou quando a derrota já parecia certa.
O Santos agora centra suas forças na semifinal da Copa do Brasil, cujo primeiro jogo acontece na próxima quarta, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Pelo Brasileiro,a equipe jogará domingo, às 17h, contra o Internacional, na Vila Belmiro, em duelo diretos pelas colocações principais. A Chapecoense, por sua vez, terá uma semana para se preparar com vistas ao jogo contra o Flamengo, no domingo, às 19h30, no Maracanã.