Pressionado pela presidência da Confederação Brasileira de Futebol, o coordenador das seleções de base, Alexandre Gallo, decidiu refazer a convocação divulgada na última segunda feira para a disputa de um torneio amistoso sub-21 na China. A lista, antes baseada em atletas que jogam no Brasil, agora é quase inteiramente formada por brasileiros que jogam no futebol estrangeiro.
A única exceção é o goleiro Jacsson, do Internacional. O jogador, no entanto, sequer faz parte do elenco principal do clube, integrando as categorias de base do Colorado. Dos 21 restantes, 20 atuam na Europa. Apenas o zagueiro Dudu joga em outro continente – o atleta defende o Kashiwa Reysol, do Japão.
A mudança na convocação faz parte de um apelo dos clubes brasileiros, que pediram para que não fossem desfalcados na reta final das competições nacionais, como o Brasileirão e a Copa do Brasil. Na primeira lista divulgada por Gallo, estavam jogadores jovens, mas com posição de destaque em seus clubes, como Gabriel, do Santos, Malcom, do Corinthians, Carlos, do Atlético Mineiro e Marcos Guilherme, do Atlético Paranaense.
Destaques chamados – Sem poder contar com jogadores que atuam fora do Brasil, Gallo convocou destaques de clubes europeus. Entre eles, está Anderson Talisca, titular e artilheiro do Benfica no início desta temporada, além de Rafael Alcántara, do Barcelona, e Felipe Anderson, da Lazio.
Confira abaixo a nova lista divulgada por Gallo para o torneio internacional sub-21, na China:
Goleiros
Ederson (Rio Ave-POR)
Jacsson (Internacional) Zagueiros
Wallace (Monaco-FRA)
Dória (Marselha-FRA)
Eli Rodrigo (Avellino-ITA)
Dudu (Kashiwa Reysol-JAP)
Laterais
Fabinho (Monaco-FRA)
Maicon (Livorno-ITA)
Wendell (Bayer Leverkusen-ALE)
Vinícius (Perugia-ITA)
Meio Campo
Danilo (Braga-POR)
Alef (Marselha-FRA)
Filipe Augusto (Valencia-ESP)
Lucas Evangelista (Udinese-ITA)
Rafael Alcantara (Barcelona-ESP)
Talisca (Benfica-POR)
Atacantes
Kelvin (Porto-POR)
Felipe Anderson (Lazio-ITA)
Wellington Silva (Almeria-ESP)
Rayder Matos (Córdoba-ESP)
Felipe Gedoz (Club Brugge-BEL)
Vinícius Araújo (Standart de Liège-BEL)