A comissão técnica da Seleção Brasileira anunciou, na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, os atletas convocados para os amistosos contra Turquia e Áustria, que acontecerão no próximo mês. Apesar do discurso inicial de José Maria Marin, agradecendo os clubes brasileiros pela ‘compreensão’, o técnico Dunga optou por não chamar atletas que atuam no futebol brasileiro, convocando algumas novidades do futebol europeu.
O coordenador técnico GIlmar Rinaldi, antes do anúncio da lista oficial, aproveitou para declarar quem será o novo auxiliar pontual nos próximos jogos. O escolhido foi Oscar Bernardes, que disputou as Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, e apesar de não ter conquistado o título, Gilmar insiste que a presença de Bernardes trará experiência aos atletas.
Times como Corinthians, que cedeu Elias e Gil nas últimas convocações, Cruzeiro, que dispôs de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, e São Paulo, que perdeu Souza e Kaká, foram os maiores beneficiados desta ‘nova política’ de Dunga no final da temporada. Sem os atletas que atuam no Brasil, novos nomes – desconhecidos ou até então esquecidos na Europa – foram convocados.
Dos times europeus, os mais desfalcados são Paris Saint-Germain e Chelsea. Enquanto o clube francês deverá ceder três zagueiros do elenco para Dunga – Thiago Silva, Marquinhos e David Luiz –, dos quais dois são titulares, o técnico José Mourinho terá de abrir mão dos meias Oscar e Willian, que desfalcarão o Chelsea, além do lateral Filipe Luis. O português, inclusive, reclamou em entrevista coletiva, no meio da semana, sobre a falta de contato das federações com os clubes na hora das convocações.
Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra Turquia e Áustria:
Goleiros: Rafael Cabral, Neto, Diego Alves
Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva e Miranda
Laterais: Mário Fernandes, Danilo, Alex Sandro e Filipe Luís
Meio-campistas: Luiz Gustavo, Rômulo, Fernandinho, Casemiro, Oscar e Willian
Atacantes: Firmino, Neymar, Phillipe Coutinho, Lucas, Luiz Adriano e Douglas Costa