O alemão Sebastian Vettel decidiu rescindir seu contrato com a Red Bull nesta sexta-feira. Tetracampeão mundial no volante da equipe austríaca, ele evitou confirmar seu destino, que deve ser a Ferrari, e escolheu palavras carinhosas para falar sobre o fim da relação o atual time.
“Ainda não posso anunciar minha nova equipe. Vou fazer isso em breve, mas vocês podem imaginar que é um grande passo para mim. Nesse momento, não posso dizer mais nada. Pelo que sei, continuarei na Fórmula 1”, brincou o alemão.
Vettel está na Red Bull desde a temporada de 2009 e conquistou seus quatro títulos mundias pela equipe, de maneira consecutiva (2010-2013). Com 38 vitórias e 44 pole positions, ele será sucedido no time austríaco pelo jovem russo Daniil Kvyat, hoje na Toro Rosso.
“A Red Bull é minha família. Preciso levar em conta que passei os últimos 15 anos com eles. Sempre serão muito especiais para mim, mas chega um momento na vida em que uma voz dentro de você vai crescendo e te fala sobre a necessidade de fazer algo novo, de buscar novos desafios, de começar um novo capítulo”, disse Vettel.
“No final, é como um livro. Se todos os capítulos fossem iguais, ninguém leria. Então, chegou o momento de escrever um novo capítulo. Não é uma decisão motivada por algo de que não gosto na Red Bull. Não estou fugindo de nada. Você precisa seguir o seu coração, e meu coração pede essa mudança”, acrescentou.
Campeão mundial nas temporadas de 2010, 2011, 2012 e 2013, Sebastian Vettel contou com ampla vantagem nos últimos campeonatos. Em 2014, no entanto, o alemão caiu de rendimento e vem sendo ofuscado pelo companheiro australiano Daniel Ricciardo, único a romper o domínio da Mercedes até o momento.
“Obviamente, não é uma temporada fácil até agora. Mas espero que tenhamos cinco corridas boas até o final do campeonato. Vou embora da Red Bull com uma boa relação. Devo muito à equipe. Sempre vou dever muito à Red Bull”, repetiu o alemão.
O Grande Prêmio do Japão será realizado a partir das 3 horas (de Brasília) deste domingo, com Sebastian Vettel na nona colocação do grid de largada. Na sequência, ele se despede da Red Bull nas etapas de Rússia, Estados Unidos, Brasil e Abu Dhabi do Mundial.