O América-MG não vive um bom momento na Série B do Brasileiro e já começa a ver o G4 distante. O Coelho recebeu o Boa Esporte, neste sábado, no Independência, e acabou tropeçando no time boveta, revés por 2 a 0, e sem apresentar perspectivas de evolução para os próximos jogos. A torcida americana pediu raça durante o jogo e vaiou o time no apito final.
O primeiro gol do jogo foi anotado pelo armador Tomás, que aproveitou um corte errado da zaga americana, e finalizou cruzado. Nos acréscimos do segundo tempo, Fernando Karanga fechou o placar. Com a vitória, o Boa Esporte chega aos 34 pontos, ultrapassa o América-MG na classificação e já começa a sonhar, inclusive, com o G4. Já o Coelho estaciona nos 33 pontos e começa a se distanciar do sonho do acesso para elite do futebol brasileiro.
Na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o América-MG terá compromisso contra o Bragantino, na próxima terça-feira, em mais um jogo que será realizado no Independência. Já o Boa Esporte também joga na terça-feira, só que contra a Portuguesa, duelo confirmado para o Canindé.
O jogo – Precisando dar uma satisfação para a torcida depois de perder rendimento na Série B, o América-MG resolveu iniciar o duelo no Horto partindo para a pressão. Logo no primeiro minuto, Willians quase marcou antecipando ao goleiro João Carlos em cruzamento da esquerda.
Chegando ao ataque com vários jogadores, o Coelho acabou dando espaços para a equipe boveta, que se mostrou perigosa na hora de contra-atacar os americanos. Prova disso é que o atacante Fernando Karanga aproveitou uma bola em elevação na área e finalizou cruzado, assustando o goleiro Fernando Leal.
Apesar de o Boa Esporte conseguir chegar com perigo algumas vezes, o América-MG teve o domínio territorial da partida, mas encontrou dificuldades para ultrapassar as linhas de marcadores armadas pelo time de Nedo Xavier. Na tentativa de confundir os marcadores, o Coelho inverteu as posições no ataque, mas sem muito sucesso. Como diz o ditado, quem não faz toma, e foi exatamente isso que aconteceu com o América-MG.
A equipe de Varginha se mostrou mais eficiente nas chances de gol que criou, e aos 21, Andrei Girotto tentou afastar uma bola do campo de defesa e acabou deixando Tomás livre na entrada da área americana, o jogador boveta finalizou no canto esquerdo de Fernando Leal e abriu o placar no Independência. Em desvantagem no placar, o América-MG apresentou nervosismo para buscar o empate.
Vivendo um momento melhor no campeonato, a Coruja do Sul de Minas apresentou um posicionamento defensivo que neutralizou as principais peças americanas, irritando a torcida do Coelho e também e o técnico Moacir Júnior. Em dos poucos momentos que teve liberdade para atuar América-MG quase empatou em tiro cruzado de Renan Oliveira, que obrigou João Carlos a se esticar todo para fazer ótima defesa.
Como era de se esperar, os donos da casa voltaram para etapa complementar buscando o empate a qualquer custo. Com menos de cinco minutos, o América-MG já tinha criado três boas chances de marcar, com o time de Varginha se segurando como dava para ganhar tempo e esfriar o duelo.
A estratégia de Nedo Xavier ficou bem clara, com os visitantes bem fechadinhos e aguardando a oportunidade de contra-atacar e matar o jogo. Após as oportunidades no começo do segundo tempo, o time da capital parou de atacar, motivando vaias das cadeiras do Independência. Sobrou até para o técnico Moacir Júnior, que não foi poupado pela torcida.
Na tentativa de mudar o cenário do jogo, o comandante americano trocou o um volante, Andrei Girotto, pelo atacante Ricardinho, mas o time seguiu errando muito, principalmente no chamado último passe. No fim da partida, o desespero tomou conta do Coelho, quando aos 48, Morato deu assistência perfeita para Fernando Karanga estufar as redes, fechando o placar em grande estilo.