PUBLICIDADE

Flamengo recebe o Grêmio sonhando em se aproximar do G-4

PUBLICIDADE

Embalado por ter vencido as últimas cinco partidas, sendo a mais recente por 2 a 1 diante do Vitória, o Flamengo recebe o Grêmio neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, em duelo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno. O momento do Rubro-Negro é tão bom que no meio de semana o time conseguiu o que parecia improvável: venceu por 3 a 0 o Coritiba, devolvendo o placar da ida, e, nos pênaltis, avançou para as quartas de final da Copa do Brasil. Com 25 pontos, em nono lugar, o time já planeja encostar no G-4. A zona de classificação da Copa Libertadores também é o sonho do Tricolor gaúcho, que venceu o Bahia por 1 a 0 no fim de semana e aparece na sexta posição, com 28 pontos.

O técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, vem pregando a cautela ao falar das chances de sua equipe se aproximar de vez do G-4 e lutar por uma vaga na Copa Libertadores. Porém, os jogadores flamenguistas entendem que podem sonhar.

“O Flamengo vem conseguindo uma bela reação no Campeonato Brasileiro e entendemos que realmente é preciso cautela, pois um ou dois resultados negativos podem fazer a pressão voltar e nos complicar de vez. Mas estamos cientes de que melhoramos a nossa maneira de jogar. Nosso comportamento em campo e o espírito de luta está cada vez mais aflorado. Portanto, queremos essa vitória sobre o Grêmio para ver se podemos sonhar realmente com algo a mais”, disse o lateral esquerdo João Paulo.

Em termos de escalação, o Flamengo não poderá contar com alguns jogadores importantes. O zagueiro Wallace e o meia Everton, advertidos com o terceiro cartão amarelo no triunfo sobre o Vitória, cumprem suspensão e deverão ser substituídos por Samir e Lucas Mugni, respectivamente. Os problemas se agravaram no jogo contra o Coritiba. O volante Luiz Antonio sofreu uma luxação no ombro direito, enquanto o atacante Paulinho torceu o joelho direito. Ambos foram vetados. Assim, Recife atuará ao lado de Márcio Araújo e Héctor Canteros no trio de volantes, uma vez que Víctor Cáceres está servindo à seleção paraguaia em amistosos internacionais. No ataque, Eduardo da Silva começa ao lado de Alecsandro.

O Grêmio entra em campo sob tensão. Não pelos últimos resultados, já que a equipe subiu na tabela e está a quatro pontos do G-4, mas pela punição sofrida no STJD com a exclusão da Copa do Brasil após alguns de seus torcedores ofenderem o goleiro Aranha com gestos racistas. A imagem do clube foi arranhada, o fato repercutiu na imprensa do mundo inteiro, e há o temor de que a torcida tricolor seja hostilizada por flamenguistas mais exaltados no Maracanã.

“O torcedor gremista está sendo chamado de fascista nas ruas”, protestou o diretor de futebol Rui Costa. “Já temos inclusive relatos de agressões a quem usa camisa do Grêmio. Sábado, nossos torcedores estarão em risco por causa disso”, teme o dirigente. Durante a semana, alguns torcedores do Flamengo ameaçaram de agressão os gremistas que forem ao Maracanã via redes sociais.

Dentro de campo, o técnico Luiz Felipe Scolari pode optar por usar um esquema novo, o 3-5-2. Sem Barcos, Matías Rodríguez e Ramiro, suspensos, e Riveros, lesionado, a tendência é que o time tricolor conte com Bressan na zaga, para reforçar o sistema defensivo. Matheus Biteco, Pará e Lucas Coelho substituirão os jogadores que não podem atuar devido ao terceiro amarelo. Na vaga de Riveros, Giuliano deve seguir como titular.

Felipão também treinou a equipe no 4-4-2, com três volantes. Neste caso, a equipe teria a saída de Bressan para a entrada de Walace. A opção por Luan, que sofreu com dores na panturrilha, mas treinou normalmente na quinta-feira, também não pode ser descartada, o que faria o time alinhar no 4-3-3 que vem sendo comumente utilizado pelo técnico. Neste caso, nem Walace, nem Bressan, jogariam.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mixto contrata mais dois atacantes, um lateral e chega 23 jogadores

O Mixto anunciou a contratação de três novos reforços...

Cuiabá confirma retorno de cinco atletas que estavam emprestados

A diretoria do Cuiabá confirmou os retornos de cinco...

Zagueiro renova contrato com o Cuiabá

O Cuiabá renovou com o zagueiro Bruno Alves, de...
PUBLICIDADE