PUBLICIDADE

Timão luta por consistência quando favorito para alcançar regularidade

PUBLICIDADE

O Corinthians está longe de apresentar o melhor futebol do Campeonato Brasileiro, mas ainda assim desponta como um dos candidatos ao título. Derrotado apenas uma vez em 14 rodadas, o Alvinegro mantém-se entre os primeiros, mas tem dificuldades para confirmar favoritismo e não consegue embalar. A principal causa disso é o desempenho abaixo do esperado contra adversários da segunda metade da classificação.

O Timão acumula tropeços contra equipes que lutam contra o rebaixamento: foram apenas três empates conquistados contra Figueirense, Botafogo, Vitória e Coritiba, disputando inclusive os dois primeiros confrontos na Arena. Os outros dois, mais recentes, impediram o Alvinegro de tomar do Cruzeiro a liderança do Brasileirão.

É verdade que entre os tropeços os comandados de Mano Menezes conseguiram bater Flamengo, Chapecoense e Palmeiras – trio que também luta contra a degola –, mas os pontos perdidos para a turma de baixo comprometem a campanha alvinegra. Somando os resultados contra sete dos oito últimos colocados, foram 12 pontos conquistados em 21 disputados. A distância é de três pontos para a ponta da tabela.

Traduzindo os números, o Alvinegro tem melhor desempenho contra equipes consideradas mais difíceis: venceu Sport, Cruzeiro, Internacional e Santos, além de empatar com Atlético-MG, São Paulo e Atlético-PR, para fazer 15 pontos dos 21 disputados contra rivais da primeira metade da classificação.

O comportamento da equipe contra rivais defensivos tem sido irregular. O volume de jogo mostrado nos 3 a 0 sobre o Bahia, pela Copa do Brasil, foi desmentido pelo empate sem gols com o Coritiba fora de casa. A apatia frente a adversários fechados preocupa Mano Menezes, mas o técnico nega mentalidade defensiva.

“Estamos jogando contra adversários eficientes. Em pontos corridos você precisa ser mais eficiente do que todos”, raciocina. “Estamos atrás de uma produção de jogo capaz de nos dar resultados fora de casa com um jogo bem jogado, mas não posso abrir mão de vencer a partida por querer um jogo bem jogado. Tenho de armar a melhor estratégia para vencer o adversário. Não jogamos por uma bola.”

Para fazer valer seu favoritismo, o Timão tem mais uma prova de fogo às 21 horas (de Brasília) deste sábado, quando recebe o Bahia pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário amarga a 18ª colocação e a vitória na Arena Corinthians faria o Alvinegro colar na liderança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE