O sonho do Santos de voltar a contar com Robinho está muito perto de ser concretizado. O atacante aceitou reduzir o salário que havia pedido e só depende agora da assinatura do contrato para ser anunciado pelo Peixe.
No acordo que está perto de ser fechado, Robinho ficará por empréstimo no Santos por um ano, com um salário de R$ 500 mil, livre de impostos. Inicialmente, o atacante pretendia receber R$ 1 milhão por mês para voltar ao Brasil. O Peixe ainda concordou em pagar uma comissão ao pai do jogador, além de disponibilizar para o atacante 50 camisas, ingressos para jogos e um camarote na Vila Belmiro.
Se o atacante não tivesse aceitado a redução do salário, o retorno para o clube alvinegro seria impossível. Quando começou a negociar, o Santos tinha a ideia repatriar o jogador por meio de um acordo envolvendo o Orlando City, dos Estados Unidos, que pretendia adquirir os direitos do atleta do Milan, mas a transação não se concretizou. Por isso, o Alvinegro partiu para negociar diretamente com os italianos.
Outro clube interessado por Robinho no futebol brasileiro era o Flamengo, que vinha buscando parceiros para bancar o salário pedido pelo atacante. No entanto, as conversas com o Rubro-negro não evoluíram, e o Santos reapareceu como o principal candidato pelo atleta.
Formado nas categorias de base do Santos, Robinho atuou no clube até 2005, quando se transferiu para o Real Madrid. Em seguida, atuou também pelo Manchester City, antes de ser emprestado em 2010 para o Peixe. No mesmo ano, acabou negociado com o Milan, defendendo a equipe até agora.