Liberado há quase um mês para o Al Fujairah, Valdivia ainda é jogador do Palmeiras e, por enquanto, só aparece em fotos na Disney publicadas em redes sociais. Mas a diretoria não conta mais com o chileno e sonha em colocar a camisa 10 em outro meia que já a vestiu: Cleiton Xavier.
Dono de passagem de destaque no clube entre 2009 e 2010, quando chegou para substituir Valdivia, Cleiton Xavier é amigo do presidente Paulo Nobre e já avisou que tem carinho pelo Verdão. A dificuldade está nas negociações, pois o jogador tem mais três anos de contrato com o Metalist, da Ucrânia, e não está disposto a brigar para sair.
O valor pedido pelos ucranianos é inviável: 6 milhões de euros (mais de R$ 18 milhões). A situação financeira palmeirense é tão grave que o presidente já tomou empréstimos de cerca de R$ 100 milhões a juros menores do que o clube conseguiria. A alternativa seria encontrar investidores, mas os 31 anos do meia tornam a busca difícil.
A favor do Verdão na negociação está apenas a situação política da Ucrânia, que vive instabilidade e poderia ser um atalho para a volta de Cleiton Xavier. O que realmente ajudaria, no entanto, era uma posição firme do meia para deixar o Metalist, algo que ele não está disposto, apesar da proximidade que criou com Nobre desde que tratou lesão na Academia de Futebol, no ano passado.
Por enquanto, é mais provável a vinda de outro jogador do Metalist: Jonathan Cristaldo, argentino indicado pelo técnico Ricardo Gareca e que mantém negociações adiantadas com o Verdão. Para a armação, os dirigentes tentam Maxi Moralez, que está no Atalanta, da Itália, e também é compatriota de Gareca.
Enquanto busca um camisa 10, o Palmeiras tenta saber o que vai acontecer com o atual dono do número. A diretoria trata Valdivia como jogador vendido, mas não há nenhum documento que oficializa a sua negociação com o Al Fujairah, que presentou o jogador até com uniforme levando seu nome, porém, não acertou financeiramente com o atleta.
Após passar alguns dias nos Emirados Árabes Unidos, o jogador avisou ao Al Fujairah que se reapresentaria na segunda-feira e, desde então, está incomunicável até para as pessoas mais próximas – nesta semana, fotos suas na Disney apareceram em redes sociais. Representantes do chileno garantem que ele acertará com algum clube árabe, provavelmente o Al Fujairah, e a diretoria o trata como atleta negociado, embora o mantenha no elenco no site oficial do clube.