O Ceará passou toda a Copa do Mundo na liderança da Série B do Brasileiro, mas foram necessários apenas 45 minutos para o time perder essa condição. Com três gols no primeiro tempo, o Joinville derrotou os nordestinos no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, por 3 a 1 e termina a 11ª rodada da competição com a melhor campanha.
Os catarinenses não demoraram a se impor em campo. Abriram o placar com um minuto de jogo, por meio de Marcelo Campos e ampliou com Jael, aos 27, e Edson Ratinho, aos 46. Aos 43 do segundo tempo, Lulinha descontou, mas já era impossível se manter na ponta da tabela.
Com a vitória, o Joinville atinge 23 pontos e tenta manter a primeira posição às 19h30 (de Brasília) de sexta-feira, quando visita o ABC em Natal (RN). Já o Ceará, estacionado nos 21 pontos e em terceiro por ter saldo de gols inferior ao Luverdense, busca a recuperação às 16h20 (de Brasília) de sábado, recebendo o Icasa.
O jogo – O Joinville precisou de menos de um minuto de partida para mostrar que daria trabalho. Pouco depois da saída de bola, Bruno Costa avançou pela esquerda e cruzou na área. A zaga do Ceará falhou e a deixou encontra Marcelo Costa completamente desmarcado para finalizar nas redes.
Os mandantes tentavam se impor e deixavam espaços, que Marcelo Costa soube aproveitar para quase fazer mais um aos 12, quando atingiu o travessão depois de encobrir o goleiro Jailson. Do outro lado, Nikão era acionado e dava trabalho, chegando a fazer o goleiro Oliveira espalmar sua cobrança de falta na trave.
Em meio à pressão cearense, o Joinville ampliou. Aos 27 minutos, Marcelo Costa cobrou falta pela esquerda e o goleiro Jailson falhou, sendo mais uma vez encoberto e contando com o travessão para salvá-lo. Mas, desta vez, Jael estava completamente desmarcado no rebote para escorar com o pé nas redes vazias.
O técnico do Ceará, Sérgio Soares, mandou o time à frente já aos 33 minutos, trocando o volante Marcos Vinicius pelo atacante Lima. Mas quem balançou as redes, mais uma vez, foram os visitantes, que tiveram Edson Ratinho contando com a sorte ao ver sua finalização de longe desviar na defesa e balançar as redes dos donos da casa.
Os catarinenses foram administrando o resultado e só levaram gol quando diminuíram o ritmo, já aos 43 minutos do segundo tempo, com Magno Alves encobriu o goleiro Oliveira e Lulinha se esticou para marcar o gol de honra dos mandantes. Insuficiente mesmo para somar algum ponto nesta noite.