Um dos pilares do elenco são-paulino, Rodrigo Caio soma 112 jogos com a camisa tricolor, mesmo com apenas 20 anos de idade. O volante e zagueiro é peça fundamental na equipe formada por Muricy Ramalho e tem consciência de suas responsabilidades. Assim, garante que retornará ao Campeonato Brasileiro mais experiente. Na intertemporada, o jogador esteve com o Sub-21 da Seleção Brasileira e conquistou o Torneio de Toulon, na França.
Volto mais maduro para a disputa do Brasileirão. A confiança está bem maior, estou muito feliz com as minhas conquistas na Seleção e agora quero fazer um bom campeonato no São Paulo. Por isso, estou trabalhando forte nos treinos para ajudar bastante o time”, garante o camisa 7, em entrevista ao SPFC.net.
No retorno, Rodrigo Caio terá um concorrente importante na briga pela vaga na defesa. Titular absoluto, terá que conviver com a sombra de Rafael Tolói, que retornou após passagem na Itália. No entanto, o jogador ainda tem a opção de atuar como volante. Ao todo, o defensor aparece com cinco gols marcados.
“É uma briga sadia”, garante. “Todos querem jogar e participar. Eu procuro sempre me dedicar o máximo para estar bem e sempre entre os titulares. Tenho certeza de que com meu esforço e dedicação vou conseguir jogar e mostrar meu potencial”, analisou.
Trajetória na base – Rodrigo Caio começou sua carreira no futebol em 2005, aos 11 anos, no São Paulo. Após se destacar na categoria infantil, mudou-se para o CFA Laudo Natel, em Cotia. Conquistou o bicampeonato paulista em 2007 e 2008 e a Copa Nike em 2007, ambos no Sub-15.
Em 2010, foi campeão da Copa do São Paulo de Futebol Júnior, ao lado de Lucas, Casemiro e Bruno Uvini. Mesmo sendo originalmente volante, seus melhores momentos nas categorias de base também foram atuando como zagueiro.