A Croácia abriu o placar, no primeiro do Brasil na Copa do Mundo, com um gol contra do lateral Marcelo. Aos dez minutos do primeiro tempo, Olic cruzou, Marcelo tentou cortar, mas chutou para dentro do gol e Júlio César não conseguiu defender. O time croata leva vantagem contra a equipe brasileira, que sofre com o nervosismo dos primeiros minutos de jogo.
Aos 6 minutos do primeiro tempo, a Croácia deu o primeiro susto na defesa brasileira. Perisic cruzou, Olic subiu mais que o lateral Daniel Alves, mas cabeceou para fora. Em vários lances, o Brasil conseguiu furar a defesa croata, com Neymar e Hulk, mas não conseguiu finalizar a jogada.
A seleção brasileira entrou em campo logo após o pontapé inicial dado por um jovem paraplégico, que participa do projeto de um exoesqueleto hidráulico controlado pelo pensamento de quem o estiver usando. Torcedores festejaram a entrada dos jogadores brasileiros e cantaram junto com eles o Hino Nacional emocionados, mesmo após o fim da música.
O Brasil começou o primeiro tempo com o goleiro Júlio César, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz. No meio de campo, o técnico Luiz Felipe Scolari escalou Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar. Marcelo e Daniel Alves jogam pelas laterais. No ataque, Hulk, Neymar e Fred.
O técnico da Croácia, Niko Kovac, escalou o goleiro Pletikosa; os zagueiros Corluka e Lovren, os laterais Srna e Vrsaljko. No meio de campo, jogam Kovacic, Modric, Rakitic e Perisic. No ataque, foi escalada a dupla Olic e Jelavic.