Confirmada a liberação do estádio Dutrinha, em Cuiabá, para alguns eventos já agendados, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) definiu as datas dos jogos de Mixto, Operário Várzea-grandense e Mato Grosso válidos pelo Campeonato Estadual sub-19. Dos três times da capital, apenas o Alvinegro da Vargas já estreou no torneio, inclusive brigando pela classificação às quartas-de-final.
Já o Tricolor várzea-grandense e o Mato Grosso ainda não entraram em campo, justamente pela falta de estádio para mandar seus jogos. Com a desistência do Cuiabá em disputar a competição, as equipes farão duas partidas. A primeira está marcada para a próxima quarta-feira, dia 25, às 16h, no Dutra. Já a segunda e decisiva será uma semana após, dia 28, também numa quarta-feira. Os confrontos vão servir para definir a colocação dos dois times.
Já o Mixto fará a seu último jogo pela primeira fase neste domingo às 16h diante do Sinop, que precisa da vitória para continuar aspirando chances de classificação. Vice líder da Chave A com quatro pontos somados, o time mixtense jogará por um simples empate para assegurar sua classificação. O líder do grupo é o Luverdense, que soma sete pontos.
Na Chave C, está tudo definido. Com a desistência do Rondonópolis Esporte Clube (REC), o grupo ficou com Cacerense e União. Na melhor de dois jogos, a equipe de Cáceres terminou na primeira colocação com uma vitória de 3 a 0 no estádio Geraldão e derrota de 3 a 1 no Luthero Lopes. A definição do posto foi em saldo de gol – 4 contra 3.
Atual campeão do torneio, o REC abandonou a disputa alegando que o torneio é curto para um investimento alto. O clube chegou a investir em algumas contratações para defender o título, uma vez que o campeão do Estadual Sub-19 será indicado a representar Mato Grosso na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015.
Com bom trabalho nas divisões de base, o REC é único clube do Estado a chegar até às oitavas-de-final da Copinha, ficando entre os 16 melhores em 2012. Este ano, a equipe caiu na primeira fase da disputa.