Os clubes que vão tentar o tão sonhado acesso à Primeira Divisão do Campeonato Mato-grossense do próximo ano ganharam mais uma semana para confirmar participação no torneio de acesso. Na segunda-feira, venceu o prazo inicial para que times como Dom Bosco, Brasil Central, Operário Futebol Clube, Poconé, Barra do Garças e Grêmio de Jaciara confirmassem inscrição.
Um dos pretendentes que iriam buscar a subida de divisão já desistiu. É o Primavera Esporte Clube, que há três anos consecutivos tentou sem sucesso a sua entrada na elite do futebol estadual. O representante de Primavera do Leste alega dificuldade financeira para disputar a competição, marcada para iniciar no dia 20 de julho após a realização da Copa do Mundo.
Responsável para conduzir a organização da segundona, o vice-presidente da entidade, Luiz Wellington, ressaltou que o prazo se estendeu para que os clubes se organizem melhor e não abram mão de tentar o acesso à Primeira Divisão. De acordo com ele, foram os dirigentes que solicitaram mais alguns dias para definirem a participação.
É o caso do Clube Esportivo Dom Bosco, que chegou a participar do Arbitral Técnico no mês passado. Mas o grupo que está por trás da possível volta do Azulão da Colina Iluminada pediu até o fim deste mês para dar um parecer sobre a volta do clube.
Na semana passada, o gerente de futebol do Dom Bosco, Francisco Faiad, deixou no ar sobre o retorno do time. Segundo ele, a maior dificuldade é encontrar patrocínio para manter a equipe na disputa pelo acesso. “Estamos em busca de recursos para confirmarmos o Dom Bosco”, disse, na época, o dirigente.
Outro retorno que pode ocorrer na Segunda Divisão é do Grêmio de Jaciara, licenciado desde 2008. Um grupo de desportistas trabalham para colocar a equipe jaciarense de volta ao futebol profissional de Mato Grosso.