Mais dois brasileiros farão parte do Hall da Fama do Voleibol: os campeões olímpicos Nalbert e Sandra Pires foram anunciados, ontem, como membros da classe de 2014, juntando-se a outros sete compatriotas. A cerimônia de introdução acontecerá no dia 18 de outubro, na cidade de Holyoke, nos Estados Unidos.
Nalbert participou de três Olimpíadas (1996, 2000 e 2004) e conquistou a medalha de ouro na última delas, em Atenas. Entre os seus principais títulos também estão o Campeonato Mundial, em 2002, e o tri da Liga Mundial (2001, 2003 e 2004). O brasileiro foi ainda o primeiro atleta de vôlei de história a ser campeão mundial em três diferentes categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulta).
Sandra Pires foi, ao lado da ex-parceira Jackie Silva, a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica. A dupla subiu no topo do pódio nos Jogos de Atlanta, em 1996, ano de estreia do vôlei de praia no evento. Sandra ainda levou o bronze na edição seguinte, em Sydney. Entre seus outros títulos, destaque para o tricampeonato do Circuito Mundial (1995, 1996 e 2003).
Membro da diretoria do Hall da Fama, o lendário treinador americano Doug Beal elogiou os dois brasileiros. "Nalbert foi uma grande estrela no início dos anos 2000 e liderou o Brasil na conquista da Tríplice Coroa. Sandra Pires contribuiu para tornar o vôlei de praia uma sensação mundial ao conquistar o primeiro ouro olímpico da história da modalidade com Jackie Silva, em 1996", afirmou.
Outros sete brasileiros já faziam parte do Hall da Fama: Adriana Behar, Shelda, Maurício Lima, Ana Moser, Carlos Arthur Nuzman, Bernard e Jackie Silva.