Cuiabá recebe, na quinta-feira (1º de maio), cerca de 90 atletas deficientes visuais para a disputa do Regional Centro-Norte de Goalball (esporte praticado por quem tem deficiência visual). Os jogos serão realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, onde estarão em jogo quatro vagas para a Copa Goalball. A etapa contará com a participação de oito equipes masculinas e sete femininas, de nove associações, que estarão representando três estados mais o Distrito Federal.
O troféu não será o único “objeto de desejo” da competição. As equipes tentarão também garantir um lugar na próxima edição da Copa Goalball, o principal campeonato da modalidade no país, confirmado de 15 a 19 de outubro, em João Pessoa (PB).
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a parceria da Federação Mato-grossense de Desporto para Cegos (FMDC) para a realização do evento.
O Brasil vive um dos melhores momentos de sua história na modalidade. Com os importantes resultados conquistados no último ciclo paralímpico (2009-2012), a seleção brasileira iniciou o novo com medalhas importantes. Em junho deste ano, o país será representado pelas equipes, masculina e feminina, no Campeonato Mundial IBSA 2014, na Finlândia.