Após estrear empatando, por 1 a 1, com o América-MG, em casa, o Vasco busca seu primeiro triunfo na Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado, quando visita o Luverdense a partir das 15h20, na Arena Pantanal, em Cuiabá , pela segunda rodada. O Cruz-Maltino está pressionado pela responsabilidade da vitória em função de sua maior tradição e por entrar na competição como principal favorito. Apesar disso, deverá encontrar dificuldades diante de um adversário que surpreendeu em seu primeiro jogo, ao arrancar empate sem gols com o Vila Nova, em Goiás.
Adilson Batista, técnico do Vasco, conversou com seus jogadores sobre a importância de apresentar tranquilidade diante do Luverdense. Na visão do treinador, o Cruz-Maltino realmente vai sofrer bastante com o fato de ser o time a ser batido na disputa.
"O Vasco entra nesta Série B como o time a ser batido pela sua tradição e pela responsabilidade de retornar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, temos que saber administrar essa situação. Temos que procurar sempre nos impor, desde os primeiros minutos, mostrando que vamos lutar bastante para atingir o nosso objetivo. Traçamos uma meta para esta Série B que passa necessariamente pelo acesso para a elite do futebol nacional e vamos batalhar por isso", disse Adilson.
Os jogadores vascaínos não vão se surpreender se encontrarem neste sábado o mesmo grau de dificuldade que perceberam no empate com o América na primeira rodada.
"Nossa expectativa será mais um jogo complicado contra o Luverdense, a exemplo do que aconteceu contra o América Mineiro. Nós estamos jogando uma competição onde empenho e determinação são as principais armas da maioria dos times e isso torna qualquer partida uma verdadeira batalha, no bom sentido da palavra. O respeito ao adversário sempre vai existir da nossa parte e por isso mesmo não estamos surpreendidos com o nível de competitividade da competição", disse o lateral direito André Rocha.
Em termos de escalação o Vasco segue com problemas. Adilson novamente não poderá contar com o zagueiro Rodrigo e o volante Pedro Ken, ambos com estiramento muscular na coxa esquerda. O argentino Pablo Guiñazú também ficará de fora, já que fraturou o pé direito. Os atacantes Bernardo, com dores na coxa direita, e Edmilson, com lesão na coxa esquerda, não jogam. Everton Costa segue sob observações médicas e não tem previsão para voltar a jogar futebol, após problemas cardíacos. Assim, a única modificação em relação à estreia será a entrada do meia colombiano Montoya na vaga de Danilo, o que deverá melhorar a criatividade dos cariocas. Devem entrar em campo, Martin Silva, André Rocha, Luan, Rafael Vaz e Diego Renan; Aranda, Fellipe Bastos, Montoya e Douglas; Thalles e Reginaldo.
Pelo lado do Luverdense, o técnico Júnior Rocha acredita que o grande desafio de sua equipe será controlar a ansiedade por enfrentar o Vasco. Ele entende que o fato foi um problema no jogo passado.
"Na estreia nós poderíamos ter vencido o Vila Nova, pois estivemos melhores em vários momentos, mas não soubemos controlar a ansiedade da estreia. Acredito que esse também será o nosso desafio contra o Vasco, pois vamos enfrentar uma das grandes forças do futebol brasileiro e queremos muito conquistar um grande resultado. Estamos trabalhando para evitar que isso se torne um problema", disse Rocha.
Para o duelo contra o Vasco, o treinador do Luverdense não quis antecipar a escalação que pretende mandar a campo, mas, pelo que se viu nos treinos da semana, vai repetir a base da estreia, com Gabriel Leite, Raul Prata, Renato, Braga e Edinho; Carlão, Gilson, Washington e Rubinho; Misael e Reinaldo.
Conforme Só Notícias já informou, o Vasco treinou hoje na Arena Pantanal. Os ingressos estão sendo vendidos entre R$ 60 e R$ 80 nas bilheterias do Aecim Tocantins e também no estádio Passo das Emas, em Lucas.