Marcos entrou em campo pela última vez para disputar uma partida profissional no dia 18 de setembro de 2011, em um empate entre Palmeiras e Avaí, por 1 a 1, na Ressacada, mas o ex-goleiro do Verdão segue em alta com os torcedores brasileiros. De acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira, o camisa 12 alviverde ainda é mais conhecido do que Rogério Ceni e Júlio César, os outros arqueiros envolvidos no questionário.
A iniciativa do Ibope foi motivada pelo fato de o ‘dia do goleiro’ se comemorado neste sábado, 26 de abril. Sendo assim, o instituto foi às ruas e pegou os três nomes de maior representatividade nos últimos anos para saber qual era o mais popular entre os brasileiros. O palmeirense Marcos foi reconhecido por 98,98% dos entrevistados.
Logo abaixo do titular na conquista do pentacampeonato mundial em 2002, Rogério Ceni, ídolo do São Paulo, aparece com 95,21%. O atual goleiro da Seleção Brasileira, por sua vez, ficou bem abaixo dos dois concorrentes. Júlio César, que hoje defende o Toronto FC, do Canadá, foi reconhecido por ‘apenas’ 89,46%.
O Ibope também quis saber sobre o grau de influência dos três goleiros, e, neste caso, o atual camisa 1 da Seleção Brasileira leva vantagem. O mesmo fenômeno acontece quando é perguntado sobre o nível de confiança passado pelos atletas. Nos dois questionamentos, Marcos fica na segunda colocação, enquanto Rogério Ceni é o terceiro.
Grau de influência:
Júlio César – 73,64%
Marcos – 72,89%
Rogério Ceni – 72,24%
Nível de confiança:
Júlio César – 65,88%
Marcos – 65,04%
Rogério Ceni – 62,44%