PUBLICIDADE

Luverdense e Cuiabá brigam esta tarde pelo título do Mato-grossense

PUBLICIDADE

Representantes do futebol de Mato Grosso no cenário nacional nos cinco últimos anos, Luverdense e Cuiabá reeditam, hoje à tarde, a final do Campeonato Mato-grossense de 2012. Na época, o time de Lucas do Rio Verde levou a melhor, erguendo o troféu de campeão na disputa pelos pênaltis após vitória do ‘Dourado’ de 1 a 0 no tempo normal, no Dutrinha. O Luverdense havia vencido o jogo de ida também pelo mesmo placar . A decisão deste ano está marcada para as 15h, no Passo das Emas.

O cenário da final de dois anos atrás é o mesmo, mas inverso. Agora, quem joga pela vantagem de poder empatar na casa do adversário é o time da capital mato-grossense, que venceu o primeiro jogo de 1 a 0, gol do zagueiro Samuel no finalzinho da partida há uma semana.

Na soma de títulos do principal torneio de futebol profissional do Estado, o Cuiabá leva vantagem. São quatro conquistas – 2003, 2004, 2011 e 2013 – contra apenas duas do Luverdense – 2009 e 2012. Enquanto o ‘Dourado’ busca sua quinta conquista, o representante de Lucas tenta seu o tri.

Jogando diante de sua torcida e apontado como favorito à conquista deste ano, para a equipe do Nortão do Estado só resta vencer o confronto por uma diferença de dois gols para ficar com o título sem a necessidade da disputa ir aos pênaltis. Se a equipe treinada por Júnior Rocha vencer por 1 a 0, a conquista será decidida nos tiros livre.

Ao eliminar Cacerense nas quartas-definal e o Operário Várzea-grandense na fase semifinal dentro de casa, Júnior Rocha quer tirar proveito do fator casa para fazer o resultado desejado esta tarde. Para ele, atuar no
Passo das Emas dá mais tranquilidade a seus comandados, uma vez que o gramado local possibilita maior toque de bola e rapidez nos contra-ataques.

“Infelizmente, no Dutrinha a gente não tem como imprimir o nosso ritmo de jogo. O gramado é muito ruim e a dimensão do campo é pequena demais, não há espaço para atuar. Agora, em casa iremos imprimir o
nosso futebol, que é sair em buscar do gol”, ressaltou o técnico, que poderá contar com a volta do lateral-esquerdo Edinho, que não atuou no jogo de ida por estar lesionado. O zagueiro Zé Roberto continua de fora.

Diante da volta do experiente ala, o meia-atacante Samuel, artilheiro do time no torneio com quatro gols, tende a voltar para o banco de reservas. Mas a presença do jogador entre os 11 titulares pode ser a grande surpresa, pois o Luverdense precisa reverter a desvantagem em relação ao adversário. Mas para ser confirmado para sair jogando, Samuel precisa ganhar a disputa dos meias Washington e Jaílton, que também brigam pela titularidade ao lado de Júlio Terceiro, Gílson e Fernando.

No ataque, Júnior Rocha abriu mão de um volante para escalar o atacante Mateus Lima, que é considerado homem referência na área do adversário. Com isso, Misael fica com incumbência de criar as jogadas pelas laterais. Mesmo necessitando do resultado positivo e pregando ofensividade, o treinador do Verdão do Norte não esquece de pregar cautela aos seus comandados.

“Não é por que estamos em desvantagem que iremos nos atirar desde início do jogo. Buscaremos o gol com muita responsabilidade, pois não estamos encarando qualquer time. É o Cuiabá, atual campeão e tem um elenco muito jovem ,rápido. Tudo cuidado é pouco diante de uma equipe bem treinada”, frisou, elogiando seu companheiro de profissão, o ex-jogador Luciano Dias.

No Cuiabá, o técnico Luciano Dias deve repetir a mesma formação do partida anterior. Ele terá o lateral-direito Éder Sciola à sua disposição. O jogador desfalcou o time no jogo contra o Barbalha no meio de semana pela Copa do Brasil por causa de uma leve lesão.

Quem também está à disposição é o atacante Caio, um dos destaques da equipe no Estadual. O jogador já não atua há três partidas por causa de lesão, mas foi liberado pelo departamento médico. Mas ele tende a ficar como opção para o segundo tempo, já que seu substituto Ed tem ido nos últimos jogos.

Durante todo o Estadual, o time cuiabano está se mostrando bem objetivo. Suas vitórias têm sido com placar apertados como a vitória do último domingo, quando venceu o jogo de ida da final de 1 a 0, gol do zagueiro Samuel aos 42 minutos da etapa final. A única vitória acima de dois gols foi em cima do Cacerense de 2 a 0 no returno do estadual, no Dutrinha. Os demais resultados não passam por diferença de um tento, empate sem gols, de 2 a 1 ou 1 a 1.

A baixa média de gol marcado nos jogos levou até Luciano Dias a cobrar uma postura mais ‘agressiva’ do setor ofensivo. De acordo com ele, o time precisa ser mais incisivo quando estiver com a posse de bola no campo do adversário.

“Não estamos sabendo trabalhar a bola quando estamos no campo do adversário. Tem que hora que precisamos mais de velocidade nos contra-ataque e hora cadência para administrar o resultado. A ordem é saber dosar, atacar e defender com eficiência”, disse há 20 dias atrás.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...
PUBLICIDADE