Enfim, a Arena Pantanal será aberta para receber sua primeira partida oficial antes do pontapé inicial da Copa do Mundo com o jogo envolvendo Chile e Austrália no próximo dia 13 de junho válido pela Chave B do torneio. E os responsáveis a atuarem no novo gramado são Mixto e Santos pelas estreias dos times na Copa do Brasil. O jogo inaugural está marcado para as 21h – horário de MT.
Festa pela abertura de um dos 12 palcos do Mundial a parte, a partida desta noite coloca frente a frente clubes em situação bem diferente. Enquanto o Alvinegro da Vargas entra em campo tentando prorrogar sua atividade na atual temporada provocando o segundo e decisivo jogo na Vila Belmiro, o Peixe deseja eliminar logo de cara o duelo de volta. Na condição de visitante, a equipe paulista, se vencer o confronto desta noite por dois gols de diferença, passa diretamente para a segunda fase do torneio nacional.
Fora da decisão do título do Campeonato Mato-grossense, o Mixto tenta evitar sua terceira eliminação só nestes quatro primeiros meses do ano. A primeira queda ocorreu na Copa Verde, quando caiu na primeira fase diante do Vilhena (RO). A outra desclassificação ocorreu a pouco mais de 20 dias, quando saiu da disputa ao ser eliminado pelo Cuiabá na melhor de dois jogos com uma derrota e um empate. Caso venha a ser eliminado neste jogo, o time mato-grossense não tem mais nenhuma competição para disputar neste ano.
Por sua vez, o Santos está embalado no Campeonato Paulista. Foi dono da melhor campanha na primeira fase, eliminou Penapolense na semifinal num jogo emocionante com a vitória de 3 a 2 no último domingo e está na condição de finalista do Estadual contra o Ituano.
Por conta da decisão, o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu poupar a maioria dos jogadores titulares. Vai apostar no futebol de jovens talentos da Vila que conquistaram no início do ano a Copa São Paulo de Futebol Júnior em cima do arquirival Corinthians. De titulares vão jogar o goleiro Aranha e os laterais Cicinho (direito) e Mena (esquerdo).
No Mixto, o técnico Ary Marques manda a campo o que considera a formação ideal para o momento. As novidades ficam por conta da estreia do atacante Juliano Fogaça, hoje na condição de artilheiro isolado do Mato-grossense com cinco gols marcados. Ele foi contratado justamente para esta competição e forma dupla com João Paulo. A outra é a presença do meia Ruy Cabeção, que deixou o Operário Várzea-grandense durante o Estadual para vestir a camisa alvinegra. O jogador, com passagens por Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Botafogo entre outros, só fez até um jogo pelo Mixto válido pela Copa Verde.