O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prêmio da Malásia, disputado na manhã deste domingo. Satisfeito com o primeiro triunfo da temporada, o campeão mundial de 2008 aproveitou para homenagear os passageiros do voo MH370 da Malaysian Airlines, desparecido desde o começo de março.
“Gostaria de dedicar a vitória àquelas pessoas e a seus familiares”, disse Hamilton que, a exemplo dos outros pilotos, usou um adesivo alusivo ao voo no capacete. “Estou muito contente por minha primeira vitória aqui. Foi o oitavo ano e finalmente consegui ganhar. Eu devia isso à equipe”, afirmou Hamilton, destacando a dobradinha com o alemão Nico Rosberg em Sepang.
“É muito especial conseguir uma dobradinha. Não tive muitas na minha carreira e isso faz a corrida ainda mais especial. Estou muito grato por todo o trabalho que foi feito. O pessoal na fábrica trabalhou incessantemente para deixar o carro como está”, elogiou o britânico.
Lewis Hamilton largou na pole e defendeu a posição com sucesso na largada. Sem sofrer qualquer tipo de ameaça durante a prova, ele precisou apenas administrar o consumo de combustível para triunfar, mas negou que a corrida em Sepang tenha sido fácil.
“Acho que as provas nunca são fáceis. Obviamente, as oportunidades se apresentam e você deve agarrá-las com as duas mãos. Foi o que eu fiz hoje. Mas precisei cuidar do carro, administrar o combustível e não cometer erros. É um grande desafio”, valorizou o piloto.Com 43 pontos ganhos, Nico Rosberg lidera o Mundial depois das duas primeiras etapas, enquanto Lewis Hamilton, 25 pontos, é o segundo colocado. Terceiro lugar neste domingo, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) é o sétimo no campeonato, com 15 pontos.
Questionado se a briga pelo título de 2014 será restrita ao trio, Hamilton foi cauteloso. “Ainda há um longo caminho a percorrer. Temos muita concorrência. Certamente todos vão se esforçar para evoluir e devemos estar atentos para continuar na briga”, afirmou o piloto.
Neste domingo, Lewis Hamilton venceu pela 23ª vez na carreira, igualando a marca do brasileiro Nelson Piquet, tricampeão mundial. No sábado, com sua 33ª pole position, o piloto britânico já havia alcançado o escocês Jim Clark, dono de dois títulos, e o francês Alain Prost, tetra.