Com a participação dos mesmos nove clubes que disputaram a primeira fase do Campeonato Mato-grossense de Profissionais, o Estadual da categoria sub-19 já tem data para a sua abertura. O torneio, hoje valorizado pelas equipes por destinar duas vagas à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015, terá seu pontapé inicial no próximo dia 20 de abril. Atual vice-campeão da competição de base, o Luverdense irá medir força com o Mixto no Dutrinha – horário a ser definido.
Os dois clubes são integrantes da Chave A composta ainda pelo time do Sinop. Esta partida abre de forma oficial o torneio res- ponsável em revelar novos talentos para os times mato- grossenses. Outras chaves são compostas da seguinte forma: A B, é formada por Cuiabá, Mato Grosso e Operário. Já o Grupo C tem Cacerense, Rondonópolis Esporte Clube (REC) e União. Os times vão jogar entre si em turno e returno em cada chave, clas- sificando o primeiro coloca- do. O quarto será o melhor segundo colocado entre os três grupos. O REC é o atual campeão estadual sub-19.
Ao contrário dos anos anteriores, a disputa deste ano começa após a realização da Primeira Divisão. Até ano passado a competição era realizada paralela aos profissionais, com os jogos ocorrendo nas preliminares dos duelos principais. A pedido dos dirigentes clubistas, a Federação Mato- grossense de Futebol (FMF) decidiu realizar o torneio de base separado, uma vez que vinha sendo organizado os clubes tinham gastos dobrados. Por exemplo, a cada viagem o clube tinha que desembolsar despesas com duas hospedagens, alimentações e transportes.