Após atingir mais de 95% das obras concluídas, a Arena Pantanal, palco de quatro jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014, recebeu, esta manhã, a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Após participar da abertura do Seminário de Planos Operacionais, em Cuiabá, o ministro verificou o andamento da instalação das cadeiras, o desenvolvimento do gramado e o acabamento final do novo estádio.
“Estive aqui há um mês e hoje vejo um avanço significativo em todos os setores. Gramado em boas condições e crescendo, placares instalados, cadeiras avançando e um estádio próximo da sua conclusão”, comentou Rebelo.
Restando poucas frentes de trabalho, os operários concentram seus esforços na finalização do acabamento da cobertura das arquibancadas. Todas as etapas referentes à cobertura no setor Leste já foram concluídas no mês de janeiro. Os outros três setores – Norte, Sul e Oeste – avançam nas três últimas etapas, com a fixação do isolante térmico, da membrana TPO e do policarbonato. Quando finalizados, os quatro setores oferecerão 26.800 m² de proteção.
A cobertura escolhida para o estádio tem durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão.
Na área de camarote, os funcionários já realizam a limpeza e check list dos itens necessários em cada lounge. Na área externa, a pavimentação dos quase 300 mil m² está em fase final de execução.
Na última semana também foram instalados corrimãos na Arena Pantanal. Utilizados para dar mais segurança aos torcedores na hora de subir e descer rampas e escadas, as estruturas permitem acesso de um nível a outro do estádio.
Além dos corrimãos instalados junto às paredes, também estão sendo fixados os intermediários, no meio das escadas, e rampas, que possuem larguras acima de 1,20 metro, o que garante o equilíbrio dos torcedores.
Outro item de segurança que poderá ser visto ao longo das rampas e escadas são os pisos antiderrapantes, indicado para locais onde há grande fluxo de pessoas, garantindo a segurança durante a mobilidade dentro do estádio.
Os telões da Arena Pantanal também já estão instalados. São dois placares eletrônicos em LED de alta resolução, de aproximadamente 76 m² cada. Eles foram colocados nas diagonais, atrás dos gols, para que o sol não interfira na qualidade da imagem. Toda Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) utilizada no estádio é baseada em requisitos da Fifa.
Além dos placares da Panasonic, outros equipamentos fazem parte do projeto de TIC, como as 280 câmeras de monitoramento de alta definição com tecnologia IP e o sistema de controle de acesso (catracas) para validar os ingressos do público, usado também para controlar o acesso do pessoal técnico às áreas permitidas.
(foto: Secom/Edson Rodrigues)