Mais uma vez, os reservas do Botafogo decepcionaram no Campeonato Carioca. Desta vez, os alvinegros foram derrotados por 1 a 0 para o Friburguense e se complicaram de vez na briga por uma vaga para as semifinais do Estadual. Com o resultado, os botafoguenses seguem com apenas cinco pontos, perto da zona de rebaixamento. Já a equipe da serra, chegou a oito e se afastou das últimas posições.
Melhor durante boa partida dos 90 minutos, os alvinegros tiveram diversas de sair de campo com um bom resultado. No entanto, o Botafogo viu o Friburguense marcar no início do primeiro tempo e segurar o resultado. O gol da vitória da equipe da serra veio com Bidu, de cabeça, contando com a falha do goleiro Renan.
O Botafogo volta a campo pelo Campeonato Carioca na quinta-feira, quando recebe o Bonsucesso, novamente em Moça Bonita, em jogo atrasado da sexta rodada. Antes disso, na terça-feira, os alvinegros estreiam na Fase de Grupos da Libertadores contra o San Lorenzo (ARG), no Maracanã.
O jogo – O Botafogo começou a partida criando uma boa chance logo com um minuto. Após falta cobrada na área e um bate e rebate, Renato finalizou por cima do travessão. Só que o Friburguense não se abalou e tentou buscar o ataque. Em sua primeira oportunidade, aos 11 minutos, a equipe da serra abriu o placar em Moça Bonita. Depois de falta cobrada na área, Bidu cabeceou, a bola quicou na frente de Renan e enganou o goleiro.
Mesmo depois do revés, o Botafogo seguia com dificuldade na criação das jogadas. Somente depois da parada técnica, o jogo ficou mais movimentado. O Friburguense quase ampliou aos 24 minutos, com Jorge Luiz, mas Renan salvou os alvinegros. A resposta botafoguense veio três minutos depois, com Gegê, mas o meia viu Afonso defender com os pés sua finalização.
O confronto seguia equilibrado, com os dois times chegando com perigo. O Friburguense teve nova chance de marcar o segundo aos 35 minutos, com Ziquinha. O atacante girou sobre a marcação e chutou por cima do travessão. Novamente, o Botafogo respondeu, desta vez com Daniel e parou em uma defesa com os pés do goleiro Afonso.
Nos minutos finais, o Botafogo esboçou uma pressão e quase empatou aos 43 minutos com Gegê. O meia chutou cruzado da entrada da área, mas Afonso estava atento para salvar o Friburguense. Assim, a equipe da serra foi para o intervalo a frente no placar.
Na etapa final, os alvinegros voltaram com uma marcação melhor e pressionou o Friburguense nos primeiros minutos. Logo na primeira chance, Renato acertou belo chute de fora da área, mas Afonso voou para fazer grande defesa. O lance animou o Botafogo, que seguiu criar boas jogadas, mas desperdiçando oportunidades.
Depois de período sem muitos lances de perigo, o Botafogo teve sua melhor chance de empatar, aos 17 minutos. Elias foi lançado na área, e tocou na saída de Afonso. No entanto, Zé Victor apareceu em cima da linha para salvar o Friburguense.
Com o passar do tempo, os alvinegros perderam intensidade e viram o Friburguense equilibrar mais o confronto. O Botafogo tinha mais posse de bola, mas continuava desperdiçando bons ataques. Somente aos 36 minutos, Elias finalizou com perigo, mas para fora.
Nos minutos finais, o Botafogo tentou de forma desesperada o gol de empate, mas parou na retranca do Friburguense. Assim, a equipe da serra de afasta das últimas posições e deixa os alvinegros muito longe da classificação para as semifinais do Estadual.