A estreia da equipe titular do Grêmio na temporada de 2014 não agradou seus torcedores. Atuando no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Tricolor empatou com o Juventude, pelo placar de 1 a 1, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho. Zulu inaugurou o marcador na primeira etapa, mas viu Wendell decretar a igualdade no tempo complementar. Com o resultado, os comandados de Enderson Moreira seguem na liderança do Grupo B, com oito pontos. Por sua vez, o clube serrano, detentor da mesma pontuação, figura no terceiro posto da Chave A.
Lamentavelmente, a partida foi marcada por dois incidentes envolvendo bombas. No minuto inaugural da primeira etapa, a torcida do Grêmio arremessou um pequeno explosivo, que estourou dentro do gol mandante, defendido por Fernando. Após o barulho, o arqueiro foi ao chão e colocou a mão nos ouvidos. Porém, a atitude se repetiu aos 38 minutos, desta vez, com um rojão. Por pouco, o artefato não atingiu o arqueiro do Juventude.
O jogo – Atuando em seus domínios, o Juventude não tomou conhecimento da equipe titular do Grêmio e inaugurou o placar logo aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio na esquerda, Diogo Oliveira aproveitou uma bola espirrada pela zaga tricolor e finalizou de primeira. Livre na área, o centroavante Zulu desviou de cabeça e tirou as chances de defesa de Marcelo Grohe.
Mesmo com a vantagem, o Papo seguiu pressionando em Caxias do Sul. Aos 18 minutos, aproveitando falha do zagueiro Bressan, Diogo Oliveira recuperou a bola, invadiu a área e finalizou para fora, à esquerda de Marcelo Grohe. Com 29 jogados, aproveitando sobra de bola na intermediária, Julinho finalizou firme, mas encobriu a meta tricolor.
A pressão da equipe serrana se estendeu até a reta final da etapa inicial. Aos 36 minutos, Zulu arriscou da intermediária e levou perigo à meta visitante. A primeira chance do Grêmio apareceu com 43 jogados, mas não foi suficiente para assustar o Papo. Após receber de Zé Roberto, o volante Ramiro finalizou colocado, da intermediária, e viu Fernando praticar uma fácil defesa.
Logo no minuto inaugural da segunda etapa, uma pequena bomba, arremessada pela torcida gremista, estourou no gol de Fernando. Após o barulho, o arqueiro foi ao chão e levou a mão aos ouvidos. Com a partida recomeçada, a primeira chance foi do Juventude. Após cruzamento de Julinho, Douglas desviou, mas mandou a bola à esquerda da trave. Com 19 jogados, veio a resposta gremista: após receber de Pará, Hernán Barcos limpou a marcação e finalizou colocado, de esquerda, exigindo boa defesa do arqueiro alviverde.
Aos 31 minutos, o Grêmio conseguiu a igualdade em Caxias do Sul. O lateral-esquerdo Wendell avançou pelo meio e acionou Jean Deretti, substituto de Máxi Rodríguez. O meia chutou firme e exigiu grande defesa de Fernando. Porém, no rebote, lá estava o defensor, que não desistiu da jogada e anotou o gol tricolor.
Com 38 jogados, a cena lamentável se repetiu: um rojão foi arremessado à meta de Fernando. O artefato, por pouco, não atingiu o goleiro do Juventude. Após o novo incidente, o árbitro conversou com Enderson Moreira e Barcos, informando que a partida poderia ser encerrada caso as atitudes ocorressem pela terceira vez. Nas arquibancadas, os torcedores da casa se aproximaram dos gremistas, mas a brigada militar conteve os ânimos.
Na próxima rodada, o Grêmio mede forças com o Veranópolis, na Arena. O embate será nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília). Por sua vez, o Juventude terá pela frente o Passo Fundo, neste sábado, às 20h30, no estádio Vermelhão da Serra. No entanto, tal embate é válido pela sétima rodada, já que o clássico municipal diante do Caxias está agendado para o dia 26 de fevereiro (quarta-feira).
Confira as partidas que completam a quinta rodada do Campeonato Gaúcho, respeitando o horário de Brasília:
Domingo
19h00 – Veranópolis x São Luiz
19h00 – Esportivo x Novo Hamburgo
19h00 – Aimoré x São Paulo
19h30 – Internacional x Cruzeiro
20h00 – Brasil de Pelotas x Passo Fundo