Após dois empates, o Vasco chegou à sua primeira vitória no Campeonato Carioca. Os cruzmaltinos convenceram diante da torcida em São Januário e aplicaram uma goleada de 6 a 0 sobre o Friburguense. Com o resultado, os vascaínos chegaram a cinco e assumiram a terceira posição por conta dos critérios de desempate. Já a equipe da Região Serrana, segue com três.
O Vasco encaminhou a goleada no primeiro tempo, com gols do colombiano Montoya e de Edmílson. Na etapa final, novamente Edmílson, William Barbio, Marlon e o zagueiro Rafael Vaz, em um golaço de voleio, decretaram o placar elástico em São Januário.
Na próxima rodada, o Vasco terá pela frente o Audax, na quarta-feira, em Volta Redonda. Já o Friburguense vai tentar a recuperação no mesmo dia, contra o Flamengo, em Nova Friburgo.
O jogo – O Vasco começou a partida buscando pressionar o Friburguense em seu campo de defesa. Os cruzmaltinos tinham dificuldade na armação das jogadas, mas chegavam próximos do gol adversário. No entanto, os visitantes souberam segurar os vascaínos e equilibraram o duelo. Tanto, que a equipe da Região Serrana quase abriu o placar aos 18 minutos. Após cobrança de falta na área, Sérgio Gomes raspou de cabeça e a bola passou rente a trave.
O susto fez o Vasco voltar ao ataque com mais intensidade e abriu o placar aos 24 minutos. Montoya foi derrubado da área e Edmílson foi para a cobrança. O goleiro Afonso fez a defesa, mas no rebote, Montoya apareceu para colocar para a rede.
O gol deu tranquilidade aos cruzmaltinos, que passaram a dominar a partida. Os donos da casa quase ampliaram três minutos depois de abrir o placar. Guiñazu lançou Montoya na área. O colombiano esperou a saída do goleiro e tocou, mas a bola foi na trave.
O segundo gol vascaíno aconteceu somente aos 43 minutos. André Rocha acertou belo cruzamento para Edmílson cabecear sem chance para Afonso e deixar os donos da casa com boa vantagem para a etapa final.
No segundo tempo, o Vasco voltou com a intenção de não dar chance ao azar e em pouco tempo consolidou a vitória em São Januário. Logo com quatro minutos, Edmílson aproveitou falha da zaga do Friburguense para colocar para a rede e fazer o terceiro. Já aos nove, William Barbio roubou a bola do zagueiro Bruno e tocou na saída de Afonso para marcar o quarto.
Com o Friburguense já sem pretensão na partida, os cruzmaltinos seguiram com o amplo domínio partida e chegaram ao quinto gol aos 18 minutos. Montoya fez grande jogada individual e acertou a trave. No rebote, o lateral esquerdo Marlon só teve o trabalho de tocar para a rede.
Depois disso, os vascaínos diminuíram o ritmo e viram o Friburguense exigir do goleiro Martín Silva. Na melhor chance dos visitantes, Rômulo ficou de frente ao arqueiro, mas tentou sem sucesso encobri-lo.
Só que quem marcou mais um foi o Vasco, aos 30 minutos, e em grande estilo. Após escanteio e disputa na área, a bola sobrou para Rafael Vaz. O zagueiro acertou belo voleio no ângulo de Afonso.
Na parte final da partida, a torcida ainda pediu o sétimo, mas o Vasco passou a administrar a parte física até o apito final do árbitro.