PUBLICIDADE

Gauchão 2014 tem nova fórmula e volta de clubes tradicionais do interior

PUBLICIDADE

O Campeonato Gaúcho que terá início neste sábado será diferente do que estivemos habituados a ver nos últimos anos. Em virtude da Copa do Mundo, a Federação Gaúcha de Futebol reduziu o número de datas de 23 para 19, acabando com o sistema de dois turnos.

Mas não é só o regulamento que mudou: vários clubes tradicionais do interior gaúcho estão de volta à elite do Estado. É o caso do São Paulo, de Rio Grande, que não disputava o Gauchão desde 2002. O Aimoré, de São Leopoldo, é outro que está de volta após 20 anos (a última participação havia sido em 1994). O popularíssimo Brasil de Pelotas também retorna ao Gauchão após quatro temporadas penando na segundona.

Além destes retornos ilustres, o estadual terá algumas atrações do interior que prometem um campeonato mais forte em 2014. O Pelotas, campeão da Supercopa e da Recopa Gaúcha, é um que promete vir forte. Seu principal destaque é o meia Felipe Garcia, autor de dois gols na vitória sobre o Inter, pela Recopa. O Lobão também contará com o eterno artilheiro Sandro Sotilli, de 40 anos, que deve pendurar as chuteiras ao final do campeonato.

A Dupla Ca-Ju, novamente, tem os dois candidatos mais fortes a estragar a festa dos grandes da capital. Em 2013, o Caxias não fez um grande Gauchão, mas quase conseguiu o acesso da Série C para a B em termos nacionais. O Juventude, vice-campeão da Série D, vem em alta, com uma forte categoria de base, mas sem o técnico e ídolo Lisca, que vai comandar o Náutico na Série B.

Porém, apesar da tentativa do interior de retomar um enfrentamento duro, é mais uma vez a Dupla Gre-Nal a grande favorita a fazer a decisão. O Grêmio, que não conquista o estadual desde 2010, entra para tentar evitar o tetracampeonato colorado. Apesar de priorizar a disputa da Libertadores (a equipe jogará as quatro rodadas iniciais com seu time B), reconquistar o Rio Grande é um objetivo traçado no horizonte tricolor para 2014.

O Grêmio aposta na manutenção da base que foi vice-campeã brasileira para conseguir superar o Inter e buscar o título estadual. Apenas três reforços, além do técnico Enderson Moreira, chegaram à Arena: o zagueiro Pedro Geromel, o volante Edinho e o meia Alán Ruiz.

O Internacional vive uma fase de reconstrução, após a péssima campanha no último Campeonato Brasileiro. Vieram ao todo sete reforços de 2013 para 2014, entre eles o goleiro Dida, os zagueiros Ernando e Paulão e o centroavante Wellington Paulista. Assim como o rival Grêmio, a equipe deve começar o estadual com time B. Porém, o Gauchão será a única competição a ser disputada pelo clube neste começo de antes, o que é garantia de atenção total ao campeonato.

Além do técnico Abel Braga, a grande novidade colorada para 2014 será o Beira-Rio. Remodelado para a Copa do Mundo, o estádio do Inter será reinaugurado no próximo dia 29, na 4ª rodada do estadual, quando o time enfrentará o São Paulo, de Rio Grande. A ausência de uma casa para chamar de sua foi uma das principais razões apontadas por todos no clube para o mau desempenho da equipe em 2013. O Gre-Nal da fase inicial, porém, está marcado para a Arena do Grêmio, na 7ª rodada, dia 9 de fevereiro.

CAMPEONATO GAÚCHO 2014

Participantes: 16

Clubes: Aimoré, Brasil de Pelotas, Caxias, Cruzeiro-RS, Esportivo, Grêmio, Internacional, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, São José, São Luiz, São Paulo-RS e Veranópolis.

Fórmula: os 16 clubes estão divididos em dois grupos. No Grupo A estão Aimoré, Brasil de Pelotas, Esportivo, Internacional, Juventude, Lajeadense, São José e Veranópolis; no B, Caxias, Cruzeiro-RS, Grêmio, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, São Luiz e São Paulo-RS. Todos os 16 se enfrentam em um turno único, totalizando 15 rodadas, e os quatro melhores de cada grupo se classificam para o mata-mata. As quartas e as semifinais serão disputadas em jogo único, na casa de quem teve melhor campanha. A final será disputada em jogos de ida e volta.

Atual campeão: Internacional

Títulos por clube:

42 – Internacional
36 – Grêmio
2 – Guarany de Bagé
1 – Americano-RS, Brasil de Pelotas, Caxias, Cruzeiro-RS, Farroupilha, Grêmio Bagé, Grêmio Santanense, Juventude, Pelotas, Rio Grande, Renner, Riograndense/RG e São Paulo-RS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE