A briga pelo vice-campeonato brasileiro segue aberta. Em um jogo muito intenso e disputado, o Grêmio venceu o Atlético-MG por 2 a 1 em sua Arena e ficou a um ponto dos mineiros na classificação. Everton e Luan fizeram os gols do time gaúcho, e Pratto, de pênalti, fez o gol do Galo. Além de se manter na briga pelo segundo lugar, o Grêmio confirmou sua vaga na fase de grupos da Libertadores com este resultado.
O primeiro tempo foi extremamente intenso, embora de poucas chances de gol. O Grêmio saiu à frente com um belo gol do garoto Everton, mas Pratto empatou de pênalti. Na etapa final, o Galo foi para cima em busca da virada, mas o Tricolor foi mais eficiente, chegando ao 2 a 1 e conseguindo segurar a importante vitória.
Com a vitória, o Grêmio chega a 65 pontos, contra 66 do Atlético-MG. Na última rodada, o Tricolor precisa vencer o Joinville fora de casa e torcer para que o Galo não vença a Chapecoense em Belo Horizonte. Em caso de empate na pontuação, os mineiros ficam com o vice, pois têm uma vitória a mais.
O jogo – O primeiro tempo, como era de se esperar, foi extremamente intenso, disputado e equilibrado. Com pouco espaço para pensar jogadas, Grêmio e Atlético-MG não criaram um grande número de chances de gol. Porém, o confronto jamais foi monótono. O primeiro lance mais agudo foi um pedido de pênalti do Grêmio, quando a bola tocou no braço de Rafael Carioca dentro da área. O Galo, por sua vez, teve duas conclusões, mas sem perigo para Marcelo Grohe.
Acusando lesão no pé, o goleiro gremista foi substituído por Bruno Grassi no mesmo instante em que Everton abriu o placar. O atacante gremista tabelou com Marcelo Oliveira, fintou Leandro Donizete e soltou uma bomba no cantinho de Victor. A seguir, bate-rebate na área gremista, mas Marcelo Oliveira salvou. No contragolpe, o Grêmio quase ampliou aos 36: Douglas lançou Everton, que bateu por cima. O time mineiro empataria aos 41, após Geromel agarrar Dátolo dentro da área. Pênalti, convertido por Pratto.
Com Bobô no lugar de Pedro Rocha, o Grêmio voltou do intervalo pressionando o Galo na base da bola aérea. O jogo, porém, seguiu controlado pelo Atlético-MG. O time mineiro levou perigo em uma cabeçada de Jemerson após escanteio e, aos 11, Luan recebeu de Patric na área e chutou em cima de Marcelo Oliveira, que estava quase sobre a linha do gol. Aos 17, Giovanni Augusto fez bela jogada na entrada da área e bateu para espalmada de Bruno Grassi. Dois minutos mais tarde, Luan arriscou com perigo, por cima, de fora da área.
Foi o Grêmio, porém, quem marcou. Aos 21, o árbitro Péricles Cortez marcou falta para o Grêmio, mas voltou atrás, assinalando impedimento de Bobô. Porém, como a entrada sobre Ramiro ocorreu antes da irregularidade, ele atendeu aceno do bandeira e voltou atrás novamente. Passada a confusão, uma pintura: da entrada da área, Luan bateu rasteiro, por fora da barreira, e surpreendeu Victor, que ficou estático olhando a bola entrar: 2 a 1 Grêmio.
Em desvantagem, o Atlético-MG foi obrigado novamente a partir para cima, abrindo espaço para os contragolpes gaúchos. Aos 28, Patric arriscou da entrada da área e Bruno Grassi defendeu em dois tempos. Aos 44, o goleiro gremista fez grande defesa em chute de Giovanni Augusto, que apanhou sobra livre de marcação dentro da área. Aos 50, no último lance do jogo, o atleticano Luan perdeu grande chance de marcar dentro da área.