A Ponte Preta conquistou uma importante vitória neste sábado. A Macaca venceu o Joinville por 1 a 0, no Moisés Lucarelli, e chegou aos 50 pontos, se mantendo perto do G4, a zona de classificação para a Libertadores da América. O gol do jogo foi marcado por Rodinei, aos nove minutos do segundo tempo.
O Joinville perdeu a segunda partida consecutiva, a 17ª no Campeonato Brasileiro, e segue em situação difícil na tabela. A equipe permanece com 30 pontos, a cinco do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Para piorar, o JEC pode terminar a rodada na lanterna da competição, caso Vasco vença ou empate com o Fluminense, neste domingo.
No próximo sábado, às 17h (de Brasília), a Ponte Preta encara o Internacional, no Beira-Rio, em confronto direto por uma vaga no G4 do Brasileirão. O Joinville, por sua vez, recebe o Santos, às 18h (de Brasília), do domingo, dia 8 de novembro.
O jogo – Jogando em casa, a Ponte Preta partiu para cima do adversário nos minutos iniciais. A Macaca apostava nos cruzamentos para a área, mas a zaga da equipe catarinense estava atenta e afastava o perigo. Entretanto, a primeira chance da Ponte não foi na bola aérea. Aos quatro minutos, após contra-ataque rápido, Elton chutou para fora, de dentro da área, e perdeu uma grande oportunidade de abrir o placar.
O Joinville tinha mais posse de bola, mas errava passes no meio de campo e facilitava o trabalho defensivo da Ponte Preta, que saía com velocidade para o ataque. Na primeira chance do JEC, aos nove minutos, Juninho foi à linha de fundo e cruzou na medida para Marcelinho Paraíba, que dominou dentro da área, mas se atrapalhou no momento do chute e perdeu a bola.
A Ponte Preta marcava bem e não deixava o Joinville trabalhar a bola no campo ofensivo. A Macaca aproveitava os espaços e chegava com velocidade ao ataque, mas não exigia muito do goleiro Agenor.
No melhor lance do primeiro tempo, Anselmo acertou o travessão. Na marca de 23 minutos, Marcelinho Paraíba rolou para o volante que chutou forte, de primeira, e acertou o travessão, assustando Marcelo Lomba. A bola na trave animou os catarinenses que partiram para cima. Aos 29, Marcelinho Paraíba chutou forte cruzado e obrigou Lomba a fazer grande defesa para evitar o gol.
No final da primeira etapa, o Joinville chegou com perigo mais duas vezes. Aos 40, Silvinho bateu escanteio aberto e encontrou Diego na área. O lateral esquerdo pegou de primeira e Lomba voou para ficar com a bola. Três minutos depois, Marcelinho Paraíba foi lançado, chegou à linha de fundo e cruzou para a área. Edigar Junio cabeceou, mas Lomba, bem posicionado defendeu com tranquilidade.
A Ponte Preta voltou para a etapa final disposta a fazer logo o primeiro gol. Com dois minutos de partida, quase veio o gol. Em bola cruzada da esquerda, Cristian se esticou e desviou o suficiente para tirar Borges da jogada. O atacante da Macaca vinha de trás e tinha condições de estufar as redes. A resposta do JEC veio na sequência. Anselmo retomou a posse de bola e passou para Silvinho, que avançou e bateu, mas mandou por cima da trave.
A Macaca manteve o ritmo intenso e chegou ao gol aos nove minutos. Rodinei recebeu no lado direito e cruzou rasteiro. O zagueiro Guti tentou cortar, mas desviou contra o próprio patrimônio. A arbitragem, no entanto, deu o gol para o lateral alvinegro.
Após o gol, a Ponte passou a controlar amplamente as ações do jogo. Em determinado momento, o time de Campinas chegou a ter 76% de posse de bola. Aos 24 minutos, por pouco não saiu o segundo gol. Rodinei avançou pela direita e cruzou na cabeça de Borges. O atacante tentou de cabeça, mas mandou por cima.
O Joinville não conseguiu manter o ritmo e caiu de rendimento depois que sofreu o gol. O técnico PC Gusmão fez alterações na equipe na tentativa de mudar o comportamento do time, mas não obteve o resultado que gostaria. A Ponte Preta passou a controlar o jogo, tentando segurar o 1 a 0.
Aos 38 minutos, os jogadores do Joinville reclamaram muito de um pênalti não marcado. Lucas Crispim arriscou de fora da área, Marcelo Lomba não conseguiu segurar e a bola sobrou no meio da área. Fernando Viana correu para tentar o chute, mas a defesa da Macaca chegou junto e o atacante foi ao chão. O árbitro considerou o lance como normal e mandou a partida seguir.
O Joinville insistiu nos minutos finais, mas não conseguiu chegar ao gol de empate. A Ponte Preta segurou o resultado e comemorou uma importante vitória.