Cuiabá e Luverdense estarão frente a frente mais uma vez, no sábado, às 17h, na Arena Pantanal, em jogo válido pela primeira fase da Copa FMF. O resultado da partida poderá selar a classificação do Cuiabá para as semifinais da competição. A equipe da capital joga por um empate para garantir a vaga.
Em caso de derrota, o Cuiabá terá que aguardar o resultado da partida entre Luverdense e Sinop, que se enfrentam na última rodada, no dia 8 do próximo mês. O Luverdense é o único que ainda tem dois jogos por fazer e se classificará para as semifinais com dois empates.
Fundados no início dos anos 2000, Cuiabá e Luverdense se tornaram grandes rivais a partir de 2010 com o crescimento das duas equipes no cenário estadual e nacional, tornando-se as maiores potências do futebol mato-grossense. A primeira grande partida entre os clubes aconteceu em 2004, na decisão da Copa Governador, com vitória para o time de Lucas do Rio Verde.
No Campeonato Estadual, os clubes decidiram o título em duas oportunidades. Em 2012, após cada time vencer uma partida por 1 a 0, o Luverdense superou o rival nos pênaltis, vencendo por 3 a 0. Dois anos depois, foi a vez do Cuiabá celebrar o título contra o adversário após ganhar os dois jogos decisivos por 1 a 0.
Em 2012 e 2013, as equipes se encontraram também em uma competição nacional, no Campeonato Brasileiro da Série C. Ao todo, foram três vitórias do Luverdense e um empate. Neste ano, além dos confrontos pelo campeonato estadual, Cuiabá e Luverdense duelaram também pelas semifinais da Copa Verde, com vantagem para o Cuiabá que ficou com a vaga após uma vitória e um empate.